Bruna Escreveu:Não sei se encaixa como etarismo necessariamente, mas tem várias dubladoras que chegam numa certa idade (geralmente casa dos 40 ou 50) e parece que os diretores começam a não saber como usá-las porque elas não são mais tão jovenzinhas mas também não são "vovós" e aí ficam num certo limbo, são substituídas, esquecidas, ou começam a ser escaladas em atrizes nada a ver.
Eu sinto isso rolando com a Sylvia Salusti agora, ela tá sendo esquecida e aí quando aparece muitas vezes é pra dublar uma Olivia Colman da vida que não tem nada a ver com ela.
Só que também tem a questão do etarismo na Hollywood em si, com atrizes mais velhas muitas vezes sendo esquecidas, escanteadas, etc.
Não acho que a voz da Sylvia tenha envelhecido ou algo do tipo, independentemente da idade dela.
O mercado chegou num ponto em que muitas vozes que outrora eram jovens envelheceram, não as vozes em si, mas as pessoas por detrás delas, só que justamente as vozes não envelheceram tanto.
Fiquei bem surpreso quando vi o Alex Wolff dublado pelo Vagner Fagundes esses dias num filme de terror. Tem mais de 20 anos de diferença entre eles, o Alex é um garoto novinho em comparação. Só um caso que eu notei quando escutei, mas tem a ver com o fato do Vagner ainda ter uma voz relativamente jovem.