Se não me engano, cada estado tem um SATED que o representa, inclusive em 2022 ocorreram muitas conversas entre SP, POA, RJ e RS para buscar um alinhamento. X ou Y podem reclamar da função do sindicato e tudo mais por não abrir brechas para irregularidades que os convém, todavia é esse ente que garante, por exemplo, que os atores de dublagem possam ter o devido pagamento de acordo com o piso e também folgas, além de limite da quantidade dobras por bloco/produção. Se você gosta da unidade que ocorre dentro das produções dubladas e dos atores em dublagem, tendo em vista que eles não são CLT, terem a possibilidade de não precisar trabalhar 72h para ganhar R$ 200,00; agradeça aos sindicatos e aos profissionais que lutaram por melhorias na categoria.
Para a parte de diretor, acho interessante e importante a necessidade de atestar também um conhecimento sobre artes dramáticas e linguagem quando for dar entrada no processo de direção pelo SATED. Excelente medida.
Para a parte de diretor, acho interessante e importante a necessidade de atestar também um conhecimento sobre artes dramáticas e linguagem quando for dar entrada no processo de direção pelo SATED. Excelente medida.