Paseven Escreveu:SATED no geral é um órgão que regulamenta e fiscaliza (mediante denúncia) todos os serviços envolvidos em teatro, cinema, tv etc... e não somente para atores e atrizes e fora que não sei qual a relação do Sated com a dublagem sendo que o necessário para exercer a função de dublador é ter o DRT de ator e atriz.
Se algum desses atores e atrizes que dublam nos estados unidos ou argentina para o mercado brasileiro não tiver o DRT é obrigação do SATED intervir e proibir a exibição do produto até que a pessoa esteja em ordem, vide Jade Picon, Juliette e etc....
Se for feito uma Denúncia e o SATED não encontrar nenhum irregularidade o órgão não poderá fazer nada.
Um detalhe interessante, vale ressaltar que não conheço a história a fundo, a Rayani foi impedida de dirigir em estúdio de SP ou Campinas por não ter registro de Direção (não conhecia sobre esse registro) e como ela conseguiu dirigir nos estados unidos? ai nesse caso é levantar uma denúncia nesse órgão pra ver se eles conseguem tomar alguma atitude, caso contrário não poderá ser feito nada.
O que eu sei que a Rayanni argumentou é que ela poderia dirigir na época porque tinha feito curso de cinema e teria um DRT de diretor que, se não me engano, é o que alguns diretores que não dublam do RJ usariam. Mas em São Paulo na época era consenso do SATED uma regra de que a pessoa tinha que ter 7 anos de carreira + 3 protagonistas para poder dirigir, algo nessa linha, o que a Rayanni obviamente nunca teve.
Quanto a ela conseguir dirigir nos EUA, é simples: é outro país, outra jurisdição, outras regras e as empresas que lá trabalham não seguem por razões óbvias o que o sindicato no RJ e em SP determinam. Se fosse possível intervir, já teriam proibido a exibição de South Park no Brasil por exemplo. Jade Picon e Juliette iriam dublar aqui no Brasil, onde o SATED tem jurisdição e conseguiu impedir, mas não é o caso lá de fora.
Aliás, me corrijam se estiver errado, mas o SATED quanto a dublagem no Brasil teria abrangência estadual, tanto que RJ e SP tiveram regras diferentes durante um tempo razoável até a greve dos anos 90. Curitiba, POA e BH mesmo não seguem tudo que o SATED no RJ e em SP determinam, por exemplo. A categoria no Brasil hoje é unida dentro do eixo, mas fora dele ainda há muitas ressalvas. A Luiza César inclusive fez um vídeo no canal que era da Mabel e da Rayanni recentemente, dizendo que o próximo passo da dublagem nacional é profissionalizar os polos fora do eixo, unificando ou aproximando as noções trabalhistas entre eles.