Bruna Escreveu:É impossível pro SATED ajudar esses polos de fora do Brasil a se regularem? Eu não compreendo 100% como esses órgãos funcionam, eu sei que existe o "SATED dos EUA" e umas coisas assim, mas o SATED daqui não pode fazer ponte com esses do exterior?
SATED no geral é um órgão que regulamenta e fiscaliza (mediante denúncia) todos os serviços envolvidos em teatro, cinema, tv etc... e não somente para atores e atrizes e fora que não sei qual a relação do Sated com a dublagem sendo que o necessário para exercer a função de dublador é ter o DRT de ator e atriz.
Se algum desses atores e atrizes que dublam nos estados unidos ou argentina para o mercado brasileiro não tiver o DRT é obrigação do SATED intervir e proibir a exibição do produto até que a pessoa esteja em ordem, vide Jade Picon, Juliette e etc....
Se for feito uma Denúncia e o SATED não encontrar nenhum irregularidade o órgão não poderá fazer nada.
Um detalhe interessante, vale ressaltar que não conheço a história a fundo, a Rayani foi impedida de dirigir em estúdio de SP ou Campinas por não ter registro de Direção (não conhecia sobre esse registro) e como ela conseguiu dirigir nos estados unidos? ai nesse caso é levantar uma denúncia nesse órgão pra ver se eles conseguem tomar alguma atitude, caso contrário não poderá ser feito nada.
Bruna Escreveu:Realisticamente não vão fazer nada a respeito desses polos estrangeiros no âmbito de lei. O próprio SATED diversas vezes falhou e falha os dubladores do Brasil por inação, imagina o governo que já fez mais pra jogador de futebol do que pra classe dubladora.
Por isso que eu acho que marginalizar ainda mais esses polos não ajuda, tentar melhorá-los e regularizá-los no longo termo faz mais sentido, se não vão continuar mandando produto pra lá, vai continuar a mesma merda e os dubladores vão continuar reclamando num vácuo.
SATED só faz algo se houver denúncia ou se for de grande repercussão, caso contrário não fazem nada.
Por exemplo, sabia que a Viih tube tem DRT depois de ter filmes e "peças de teatro" sem ter curso? como SATED autorizou algo desse tipo?
Star Talent pode ser impedido de dublar se SATED intervir, pois vale ressaltar que para dublar precisa ser ator e ser cantor/apresentador/influencer não credência a dublar.