Dunkinho Escreveu:É complicado ficar julgando os dubladores assim quando não se tem um panorama geral. Eu lembro que na época houve uma revolta dos dubladores do eixo Rj-Sp porque eles estavam com receio de que os outros polos estarem oferecendo serviço abaixo do preço de mercado usual criasse uma concorrência desleal e pudesse desvalorizar o meio. Temos que lembrar que a dublagem já sofreu muito com esse tipo de coisa, o que inclusive já ocasionou algumas greves no passado. Esses dubladores tem um certo trauma que, na mentalidade deles, torne justificável ações infelizes como essa ameaça de boicote que aconteceu com o Caio César. Não quero de maneira nenhuma justificar isso, foi bem anti-ético, anti-profissional e eu diria até infantil. Nenhum ramo profissional deveria se sujeitar a isso. Mas acredito que é necessário se ter um pouco de consciência e conhecimento antes de sair julgando
Eu concordo, mas o problema maior é quando haviam dois pesos e uma medida. O Caio e mais uma pá de gente sofreram ameaça de boicote e intimidação em SP (basta olhar além do próprio Rick & Morty, também produções como Greenleaf, que foi a série que a Dubbing Company fazia na época que mais sofreu com baixas), enquanto outros um pouco mais gabaritados não.
Entendo o "trauma" quanto a uma possível desvalorização da produção, mas o que foi feito passou dos limites e na verdade nem foi suficiente para mudar a situação na época, só tiraram nomes do elenco campineiro mas os estúdios continuaram recebendo trabalhos. Fora que estúdios de dentro do eixo também tinham práticas similares mas não sofreram da mesma forma ou com mesmo impacto. Eu entendo que na vida real as coisas não são tão "preto no branco" e que ninguém ali foi vilão estilo série/anime, mas não posso deixar de condenar toda a hostilidade ocorrida.
`Porém, para ser justo, acho que houve um amadurecimento (ainda em construção, mas já muito melhor que antes) dessa relação e hoje quando os dubladores tocam nesse tema, já é de uma forma muito mais sadia, equilibrada e ponderada. Basta lembrar de quando o Garcia, Wendel e Sandra Mara foram no Inteligência Ltda. e falaram sobre:
[video=youtube;4voq4tjZlTo]https://www.youtube.com/watch?v=4voq4tjZlTo[/video]
Outro vídeo muito bom sobre é esse da Sociedade Brasileira de Dublagem:
[video=youtube;BvwijqC-q4I]https://www.youtube.com/watch?v=BvwijqC-q4I[/video]
Toca especialmente no ponto do cenário do meio pós-pandemia, com o advento do remoto. Por isso que talvez seja bom deixar essa história no passado. O momento hoje é outro.