Bruna Escreveu:Interessante, nunca notei isso do Torreão completar falas do Jardym, aliás nunca nem ouvi isso de ninguém.Não,além do Mario Jorge no Luke o Navas sempre foi o Darth Vader.Na exibição original da Manchete sem o efeito de voz eletrônico fica perceptível que era ele.
Sobre repetição de vozes, é verdade, eu lembro do Sílvio Navas por exemplo fazendo o Ackbar e aí o Boba Fett ou algo nesse sentido e tem outros dubladores que fazem mais até de 2 personagens.
Mas o que a Delart teve de repetição, a HR teve de trocas, até onde eu sei o único dublador mantido do IV pro V é o Mário Jorge, trocaram até a voz do pobre do Wedge rsrs aí de fato, do V ao VI existe uma consistência maior, mas assistir a trilogia com todas essas trocas não é agradável. Reconheço que a dublagem da Delart tem problemas de consistência e de repetitividade, mas pelo menos do IV ao VI você assiste e são as mesmas vozes, o mesmo trabalho magnífico da Vera Miranda, do Isaac Bardavid... enfim.
A voz do Navas do Vader é excelente sem efeitos, uma pena que não temos um exemplo de Império e Retorno da mesma forma e que a Globo alterou a mesma na reeleição do 1⁰ filme.
https://youtu.be/FE5_e7gkmUw