SuperBomber3000 Escreveu:Quanto a questão trabalhista e a postura da Toei, se os fãs discordarem da troca, é válido que manifestem toda sua insatisfação, e sim, ela poderia pagar esse valor a mais, é uma empresa multimilionária. Só que o lado deles também tem um argumento. Se um dublador pede luvas outros também começam a pedir, e dependendo de como se desenrolar o processo, isso pode gerar alguns problemas, daqui a pouco é o elenco todo (incluindo quem sabe pontinhas e participações bem pequenas) querendo receber 3, 4 ou sabe-se lá quantas vezes mais e não somente nesta mas em quaisquer outras produções futuras.Eu tenho muitas duvidas, e na real é um assunto meio foda de nós colocarmos nossa fuça, porque a gente não sabe valores, a gente não sabe como as conversas foram de fato, então é tudo especulação. Uma coisa que me incomoda é falarem das tais luvas como se os caras fossem jogadores de futebol, mas novamente, a gente não sabe valores, pelo menos eu não sei de nada, o que dubladores como o Élcio e outros ganham parece ser suficiente pra se sustentarem, mas e os custos da profissão? Não só coisas como home office caso o dublador tenha (e nem sei se pode na Dubrasil, é só um exemplo), locomoção, o tempo que se gasta, a crise em que a gente vive, as vezes pode ser um esforço e investimento muito grande pra dublar e manter seus personagens, principalmente agora nessa época de pandemia e tal, aí os dubladores que são tão amados pelos fãs e tudo mais querem um incentivo pra continuarem dublando, e novamente, a gente não sabe de quanto se fala, mas eu não entendo qual o problema, e porque participações iriam exigir a mesma coisa? Luvas são uma forma de incentivo, e em casos de protagonistas que vêm fazendo seus personagens há tanto tempo, faz sentido porque a distribuidora não vai querer se livrar dos caras tão facilmente, agora essa conversa de participações e pontas quererem também? Não faz o menor sentido, seria um tiro no pé, e você pode dizer que nesse caso de CDZ foi um tiro no pé também, mas não é como se a Toei não estivesse perdendo também, vai ouvir merda de fã até o século que vem, dificilmente essa história acaba aqui.
Existe um piso estabelecido em categoria, que é considerado justo, que deve ser respeitado e que ao que se sabe foi pago a todos, só que alguns queriam ir além disso com outros argumentos, e direito deles, mas também é direito das empresas terem receio quanto a tal questão. Se os fãs ficarem descontentes então que mostrem sua força, mas que não descontem nos dubladores novos ou no estúdio, que não foram os culpados dessa situação.
E vem cá, a Jura e a Nair Amorim em Scooby Doo não foram um caso parecido? Elas queriam "a mais" porque faziam as personagens fazia tanto tempo e a Warner não curtiu ou algo parecido com isso? Você não acha justo que trabalhadores que já são praticamente idosos, que pra eles já não é a mesma facilidade pra trabalhar, receber algo a mais por isso, por esse comprometimento e extremo profissionalismo de décadas? Eu não sei, eu tô dando atenção pros dois lados do argumento, mas tem uma coisa muito errada em como estão pulando em cima dos dubladores e basicamente insinuando que eles são gananciosos ou malandros por quererem a mais, tem muita questão trabalhista na profissão de dublador que tem que ser revista, eu só lamento que o meio é tão desunido, é capital canibalizando o interior, é um estado canibalizando o outro, sabe? Assim nada vai melhorar pra ninguém e os clientes vão continuar fazendo os trabalhadores de gato e sapato.
True love will find you in the end.