Jef Escreveu:É, mas realmente existe justificativa para trocar o elenco TODO por causa dessa parcela de "colecionadores de luvas"?
Não sou lá fã nostalgia da franquia pra ficar exigindo o mesmo elenco em todo lugar, mas esta é a segunda temporada da série e esse fato exige consistência na dublagem. Isso é o mesmo nível da Pokémon Company trocando todo o elenco da franquia enquanto eles já estavam numa temporada estabelecida (XY), usando a desculpa de que o dublador principal estava viajando pra trocar o elenco todo.
Simplesmente não cola isso. Portanto a Toei tem culpa nesse quesito, não só os dubladores das luvas.
Eu não colocaria no mesmo nível do que aconteceu em Pokemon simplesmente porque em Pokemon eles pegaram um trabalho contínuo de 20 anos e jogaram no lixo, aqui é algo sendo feito em uma série específica. Não é como se a série clássica continuasse até hoje e decidissem trocar a dublagem do nada. Inclusive nada impede que em outros projetos futuros de CDZ, as vozes clássicas não possam ocasionalmente retornar como já ocorre no Japão.
Eu até não concordo com o momento da troca, de fato é uma série específica tendo sua consistência quebrada na metade, mas concordo com a decisão sinceramente, pelo menos no que se refere aos principais de Bronze. Tem vozes ali que visivelmente já não eram mais adequadas, acho que todas com exceção do Hermes, da Letícia Quinto e do Ulisses. Para o futuro da franquia isto pode ser bom. Só discordo das trocas dos cavaleiros de prata e ouro, uma pena se tiverem sido trocados mesmo.
Quanto a questão trabalhista e a postura da Toei, se os fãs discordarem da troca, é válido que manifestem toda sua insatisfação, e sim, ela poderia pagar esse valor a mais, é uma empresa multimilionária. Só que o lado deles também tem um argumento. Se um dublador pede luvas outros também começam a pedir, e dependendo de como se desenrolar o processo, isso pode gerar alguns problemas, daqui a pouco é o elenco todo (incluindo quem sabe pontinhas e participações bem pequenas) querendo receber 3, 4 ou sabe-se lá quantas vezes mais e não somente nesta mas em quaisquer outras produções futuras.
Existe um piso estabelecido em categoria, que é considerado justo, que deve ser respeitado e que ao que se sabe foi pago a todos, só que alguns queriam ir além disso com outros argumentos, e direito deles, mas também é direito das empresas terem receio quanto a tal questão. Se os fãs ficarem descontentes então que mostrem sua força, mas que não descontem nos dubladores novos ou no estúdio, que não foram os culpados dessa situação.