Sintetizadores de voz por IA pode ser o fim da dublagem no futuro?

258 Replies, 53053 Views

Como o Fábio diz no texto dele, não é "privilégio" da dublagem, eu sou artista, trabalho com música, e morro de medo de não poder ganhar dinheiro com música e, sabe, viver confortavelmente e ser feliz porque a IA daqui a pouco pode fazer o que eu faço muito melhor, e é algo que artistas visuais estão enfrentando AGORA.

Mas o que eu acho importante dizer é que não é um assunto simples, "ah porque a dublagem vai acabar", mas e se acabar? A gente gosta de dublagem, a gente romantiza a dublagem, mas na realidade a dublagem só existe pra ser um band-aid que ajuda produtos do exterior a serem mais acessíveis pros nossos povos.

Isso vira mercadoria, trabalho, porque existe demanda que só pode ser suprida por trabalho humano, e tudo isso se origina no capitalismo, o que eu creio que o Fábio compreenda, então pra mim a questão é menos "e se a dublagem humana acabar", "e se tal e tal serviço acabar por causa da IA", a minha preocupação maior é sem dúvida o que isso significa pra nós que somos trabalhadores e vamos ser substituídos por essas máquinas, o que resta pra nós? Como o capitalismo vai resolver essas questões? Bom, opinião pessoal: não vai, mas de qualquer forma acho que é uma reflexão bem interessante de se ter.

Como artista, eu sempre vou me orgulhar do trabalho que eu faço manualmente, e se IA significa que eu vou ter que fazer pra mim mesma, pro meu próprio prazer... que seja, só não quero passar fome.
True love will find you in the end.

Mensagens neste tópico
Sintetizadores de voz por IA pode ser o fim da dublagem no futuro? - por Bruna' - 09-10-2022, 07:47

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Opiniões Impopulares Sobre Dublagem Bruna' 3.264 518.871 6 horas atrás
Última postagem: Toomy_Shelby044
  Dublagem de Novelas 2025 Thiago. 247 20.899 6 horas atrás
Última postagem: Daniel Felipe
  Dublagem do novo jogo de South Park SuperBomber3000 172 15.174 8 horas atrás
Última postagem: DavidDenis
  Dublagem de Boruto e retorno de Naruto Shippuden (?) SuperBomber3000 1.723 347.491 8 horas atrás
Última postagem: SuperBomber3000
  Retorno da dublagem de Digimon (?) Duke de Saturno 59 6.491 8 horas atrás
Última postagem: SuperBomber3000

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)