Kevinkakaka Escreveu:Relaxa.
Yu Yu, eu tenho certeza que a dublagem original foi feita do japonês, porque não existiam dublagens latina ou americana na época. A redublagem eu acredito que também foi a partir da versão japonesa, mas não tenho argumento pra embasar isso.
Eu acho q nao. Eu suponho apenas q a redublagem tenha sido feita com base no audio americano. Até pela epoca em q foi lancado. Mas enfim, é uma suposição.
O q eu quis dizer tbem é q acho um exagero, isso de exigir q todos os animes sejam apenas baseados nas versoes originais em japones. É claro q ha uma fidelidade muito maior ao original. Mas é possivel q saia um resultado interessante a partir do material feito em outros lugares.
Sei q hoje essas animacoes japonesas mais famosas estao sendo feitas a partir do japones. E me lembro tbem das reportagens da epoca falando sobre a Saga de Hades.
Mas a gente nao pode ignorar a longa 'tradicao' das dublagens feitas a partir dos audios latinos e americanos. E assim, nao sei o q acontece nos estudios hoje, mas creio q muita coisa ainda seja feita 'a moda antiga' ainda nessas dublagens de anime atualmente. Mas isso é o q eu suponho. Nao tenho como saber de fato.