Citação: Permita-me discordar de novo. Este filme tem acontecimentos totalmente específicos, mas a quantidade de referências a momentos, personagens, locais e fatos passados de outras produções nele é imensa. Assistir sem nunca ter visto Gundam na vida é pedir para ficar perdido. A própria relação do Hathaway com a Gigi Andalucia é cheia de paralelos com a relação dele com a Quess Paraya no Contra-Ataque do Char, e ainda que eles mostrem alguns flashbacks e menções a essa relação em questão, quem não viu o Contra-Ataque de Char provavelmente vai ficar completamente perdido. Fora todo o resto quando mencionam as partículas Minovsky, mencionam a Anaheim Corp. (que aparece em Gundam Unicorn), mencionam o Char, mencionam diversas vezes o Bright que é justamente o pai do protagonista, mencionam em pelo menos metade do filme a ocasião em que o Hathaway já pilotou um Mobile Suit por conta própria e deu problemas para o pai dele, o que por sua vez aconteceu no Contra-Ataque de Char, entre várias outras referências.
Assistir o filme do Hathaway sem ter visto outras séries antes seria como assistir Capitão América: Guerra Civil sem ter visto nenhum dos filmes do MCU anteriores, ou sem ao menos conhecer os personagens dos quadrinhos da Marvel. Pode ser uma experiência divertida até certo ponto, talvez, mas não completa.
Ok. Você deu sua opinião e permita-me discordar do seu ponto de vista, vou dar o meu ponto de vista. Primeiramente se o filme se faz essencialmente que acompanhe as outras seríes, não faz sentido a Netflix adquirir o longa e dublar ela. Tudo bem, tem os 4 longas e o Unicorn que ajuda bastante na Netflix, que quem não se importa de ver legendado pode entender, porem quem não curte ver legendado, ficaria sem entender em teoria. Segundo embora haja as menções, não significa que quem tá começando por este longa precisa obrigatoriamente ver os 4 longas e o unicorn. A não ser que seja obrigatoriamente ver os 4 longas para entender as motivações e o que levou os conflitos deste longa (Como por exemplo Hathaway decidiu lutar por causa dos eventos ocorridos em Contra Ataque de Char), eu mais comparo esse filme com Doctor Who de 2005, que embora haja varias citações e menções a seríe classica, não precisa ver ela para entender, eu mesmo curti Doctor Who e fiquei fã da seríe, vendo a nova seríe, sem ter visto a seríe classica (pq é bem dificil conseguir). Nisso eu vejo quem começar ver Gundam a partir de Hathaway pode ver os longas e a seríe como um complemento para Hathaway e não como um episodio prequel para o longa da Netflix. Mas essa é minha opinião.