Akuma Escreveu:difícil classificar uma ordem, mas além da Mabel e Lina, Fernanda Bullara, Raquel Marinho e Raphael Rossatto dublaram uns protagonistas de uma leva de filmes natalinos que foram pra lá ano passado, estão na Netflix.
A Raquel e a Fernanda são paulistanas. Além delas, se tratando de dubladores que começaram em SP capital, também tem o Vagner Santos na última temporada de Rick & Morty, além da Ximena Araya, Cláudia Victória, Gisa della Mare e outros mais.
Com o HS, o movimento deve ter se expandido ainda mais de lá pra cá.
E eu suponho que isso também tenha acontecido em decorrência de várias vozes e diretores de Campinas terem se qualificado dentro dos critérios do SATED-SP nos últimos 2-3 anos. Amanda Moreira, André Gaiani, entre outros. O pessoal de SP deve estar começando a aceitar a direção deles do último ano pra cá.
Isso fora o inverso, que são dubladores/diretores de Campinas dirigindo com frequência na capital SP. Carla Martelli, Rafael Quelle, Renan Alonso dirigem na Alcateia, Atma e Marmac. O contato com as vozes da capital acaba acontecendo e acaba não havendo objeção à direção deles.