As problemáticas escalações que a Disney tem feito nos últimos anos.

277 Replies, 70079 Views

Paseven Escreveu:sei que é desproporcional a comparação, mas ser seletivo de um certo modo é estranho, pois criticamos dublagens de outros polos, menos desenhos, mas temos que aceitar o que estão nos entregando nos polos principais ?

respondendo a sua pergunta. a minha critica para a disney é colocar em excesso atores de teatro em suas produções sem nenhuma experiência na dublagem e já pegando papéis principais só por serem cantores, além de escalações duvidosas, principalmente escalações paulista.

vou pegar exemplos mais palpáveis.

Quando a gente assistiu O Rei Leão (animação) tivemos quantos atores de teatro e/ou desconhecido no elenco ? acredito que ninguém. Mas quantos tivemos o live action do Rei Leão tivemos 80% ou mais (?) sendo atores teatral. como pegar essa comparação e ver algo positivo ? nem vou entrar na questão de utilizarem o filme para algo de movimento (esqueci como me expressar da maneira correta).

okay, vou ignorar o rei leão, vamos para bela e a fera, na animação tivemos um star talent (Ivon Curi) e duas desconhecidas (Ju Cassou e Mirian Peracchi), talvez ambas do teatro musical e no live action ? tivemos seis ou mais (?) dubladores que são atores de musical e nenhum com experiência com dublagem.

a disney que tinha como qualidade na dublagem como sua excelência e com pessoas acreditando que hoje em dia esse status de qualidade ainda exista.

o que era algo pontual na dublagem, chamar star talent e não dubladores, hoje em dia é algo tão normal que as pessoas não se incomodam mais com essa situação e as direções está indo pelo mesmo caminho para continuar com os contratos.

pra mim, as dublagens da disney que já teve telmo perle e garcia junior, hoje em dia temos que aceitar profissionais mexicanos, pessoas de outra cultura para trabalhar com um mercado totalmente diferente e com uma diretora criativo de dublagem que não possui nenhuma experiência com dublagem.

A desproporcionalidade da comparação não se dá ao fato da diferença de polos, se dá ao fato que na época esses filmes citados que foram dublados em Miami tinham TODAS as vozes ruins, com uma dublagem sofrível para TODOS os personagens, feitos por pessoas que nem atores eram. É uma comparação realmente desonesta, não existia algo positivo ali porque TODAS as vozes eram mal dubladas, seja na interpretação, voz e tudo mais.

Sobre Dubladores vs Atores de Musicais: Todos (ou quase todos) os dubladores que fizeram parte do elenco da animação de 1994 passaram pelo teatro em suas vidas para seguirem a sua carreira de dublador. Muitos, inclusive, continuam atuando TAMBÉM no ramo teatral. Você sabia que Cláudio Galvan e Sérgio Rufino também são atores de musicais? Eles tanto atuam/cantam como dublam, de forma concomitante e magistral.

Eu parto um tanto em defesa do uso desses artistas porque, além do fato de eu ser um grande entusiasta do teatro musical, é um ramo extremamente desvalorizado no Brasil. Eu particularmente conheço alguns desses atores e sei da dificuldade que é de manter ou de trazer uma peça da Broadway pra cá, por exemplo. São atores bem talentosos e alguns, inclusive, também estão ingressando no ramo da dublagem, fazendo cursos e se aprimorando, então eu não vejo a razão de veto para o uso desse pessoal na dublagem. Eles merecem o devido reconhecimento.

Agora, como um grande entusiasta também da dublagem brasileira, eu concordo que a Disney tem feito um trabalho questionável aqui. Eu concordo que, poderia haver um equilíbrio maior no uso de atores de musicais e de dubladores profissionais já conhecidos. Aladdin foi um grande acerto nesse quesito, usaram um dublador profissional no protagonista (que, apesar de possuir um viés teatral também, ainda sim é mais conhecido por conta de suas dublagens) e alguns outros poucos atores de musicais em atores coadjuvantes. Nos demais personagens, foram escolhidos dubladores profissionais. Questiono também o critério de testes de vozes que a Disney faz aqui, pois já vi dubladores profissionais sendo escalados em atores em que a voz não tinham absolutamente nada em comum. Nesse ponto, acredito que podemos ter uma concordância.

No mais, não adianta viver de passado. Não adianta espernear ou chamar o Gárcia Jr. de volta porque isso não vai acontecer. A realidade é outra. A Disney não vai mudar sua logística agora. É torcer para que em algum momento, seja escolhido um brasileiro pra atuar no cargo da direção de vozes por aqui em algum momento posterior...

Mensagens neste tópico
As problemáticas escalações que a Disney tem feito nos últimos anos. - por H4RRY - 30-09-2020, 10:42

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Escalações bizarras para dubladores fazerem pais e filhas Daniel Felipe 81 29.759 5 horas atrás
Última postagem: Derek Valmont
  Escalações Que Não Deram Certo BrunaMarzipan 6.199 1.692.925 Hoje, 00:07
Última postagem: Johnny
  Escalações Que Poderiam Dar Certo BrunaMarzipan 5.881 955.974 Ontem, 22:24
Última postagem: Gabriel
  Escalações Que Poderiam Ter Sido Feitas Mais Vezes BrunaMarzipan 3.369 592.357 Ontem, 15:16
Última postagem: Joserlock
  Escalações, fancasts, etc shitpost Bruna' 1.471 183.467 Ontem, 12:53
Última postagem: Derek Valmont



Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)