H4RRY Escreveu:Antes de responder a sua pergunta, eu já adianto que essa tentativa de comparação foi extremamente desproporcional. Mas responda a minha pergunta primeiro, aí depois eu respondo a sua. Eu quero só ver até onde o "fanatismo da dublagem" vai...
sei que é desproporcional a comparação, mas ser seletivo de um certo modo é estranho, pois criticamos dublagens de outros polos, menos desenhos, mas temos que aceitar o que estão nos entregando nos polos principais ?
respondendo a sua pergunta. a minha critica para a disney é colocar em excesso atores de teatro em suas produções sem nenhuma experiência na dublagem e já pegando papéis principais só por serem cantores, além de escalações duvidosas, principalmente escalações paulista.
vou pegar exemplos mais palpáveis.
Quando a gente assistiu O Rei Leão (animação) tivemos quantos atores de teatro e/ou desconhecido no elenco ? acredito que ninguém. Mas quantos tivemos o live action do Rei Leão tivemos 80% ou mais (?) sendo atores teatral. como pegar essa comparação e ver algo positivo ? nem vou entrar na questão de utilizarem o filme para algo de movimento (esqueci como me expressar da maneira correta).
okay, vou ignorar o rei leão, vamos para bela e a fera, na animação tivemos um star talent (Ivon Curi) e duas desconhecidas (Ju Cassou e Mirian Peracchi), talvez ambas do teatro musical e no live action ? tivemos seis ou mais (?) dubladores que são atores de musical e nenhum com experiência com dublagem.
a disney que tinha como qualidade na dublagem como sua excelência e com pessoas acreditando que hoje em dia esse status de qualidade ainda exista.
o que era algo pontual na dublagem, chamar star talent e não dubladores, hoje em dia é algo tão normal que as pessoas não se incomodam mais com essa situação e as direções está indo pelo mesmo caminho para continuar com os contratos.
pra mim, as dublagens da disney que já teve telmo perle e garcia junior, hoje em dia temos que aceitar profissionais mexicanos, pessoas de outra cultura para trabalhar com um mercado totalmente diferente e com uma diretora criativo de dublagem que não possui nenhuma experiência com dublagem.