Kevinkakaka Escreveu:Super, conheço gente que tá no mercado carioca há mais de cinco anos e faz as "duas horas por semana" que você citou em época de baixa. E mesmo assim, essas pessoas mantém a ética e são pacientes, pois o meio artístico, infelizmente, é assim. Quem quer engrenar rápido no que faz, que procure outra profissão que não envolva arte, em vez de aceitar dublar pela metade do preço e sucatear o mercado. Não sei se é esse o caso dos alunos que estão dublando esses animes, mas foi o caso dos de Campinas e sabemos que isso não terminou bem pra eles.
Pois é, e isso é um sinal claro de mercado poluído/panelinhas, coisa que a Dubrasil também tem a sua culpa também ao formar tantos dubladores que não são comportados no mercado. E muitos dos que escolhem esse caminho que você citou, escolhem por coação e medo de futuramente sofrerem boicote. Foi o que aconteceu com o Caio César por exemplo. De um lado, temos uma Dubrasil da vida atochando no mercado mais gente do que ele comporta, enquanto do outro, temos um pseudo-cartel com algumas figuras conhecidas. Os dois extremos estão errados, e o dublador é a figura que fica no meio desse fogo cruzado.
É um tanto quanto triste que numa profissão você tenha gente com 10 anos de carreira que ainda é chamada de novata, e é o que eu sei que acontece na dublagem hoje. E eu não digo que não deveria acontecer, mas no mínimo é esquisito e sinal que o mercado é bem fechado. Isso que eu saiba não acontece no teatro por exemplo, até porque pelo que eu vejo, a networking no teatro é mais fácil. Na dublagem, pelo menos em SP isso tá mudando aos poucos, mas num ritmo lento.
E o caso dos dubladores de Campinas, que eu saiba, é que muitos deles hoje dublam em casas de SP, incluindo a própria Dubrasil, mas também a Tempo, a Marmac, a Atma, a Alcateia-SP, e mesmo a Unidub e a Vox Mundi também.