RHCSSCHR Escreveu:Carlos Roberto
Eduardo Lassah
Jorge Júnior
Marco de Aquino
Raul Labancca
Romeu d'Angelo
São dubladores que têm muito tempo de carreira na profissão, mas nunca conseguiram grandes papeis na dublagem.
Claro que existem vários fatores que levam alguns a dublar pouco:
A questão das "panelinhas";
Às vezes, um dublador tem outra profissão ou é alguém que se dedica ao teatro ou à teledramaturgia (acho que é o caso do Eduardo Lassah);
Alguns se dedicam à direção de dublagem (caso do Raul Labancca).
Mesmo assin, não deixa de ser interessante que vários dubladores bem ocupados e com muito tempo de carreira (como Marco Ribeiro, Guilherme Briggs, Philippe Maia, Wendel Bezerra, só pra citar alguns) tenham tantos papéis de destaque enquanto que os citados acima, alguns deles tendo bastante tempo na dublagem, são quase "desconhecidos".
Quando você pensa em Marco Ribeiro, você já pensa em: Homem de Ferro, Yusuke, Jim Carrey, Tom Hanks, Michael Kyle, etc;
Guilherme Briggs: Buzz Lightyear, Superman, Brenda n Fraser, o Grinch, etc
Philippe Maia: narrador de Todo Mundo Odeia o Chris, Lanterna Verde, Bradley Cooper, Remy de Ratatouille, etc.
Wendel Bezerra: Goku, Bob Esponja, Jackie Chan, etc.
Etc
Etc
Etc
Já se você perguntar pra alguém, mesmo alguém que tem um certo conhecimento de dublagem, sobre, por exemplo, Marco de Aquino, é provável que a resposta seja: " Ahhh....... Quem???"
E olha que ele tem uns 20 anos de carreira.
Bom, é isso.
Só isso, mais nada.
A ideia geral tá correta. E existem muitos mais outros nomes além desses que passam por uma situação parecida. Gente de 5, 10, 15, 20 anos de carreira que não são tão conhecidas do grande público. Até mesmo pros ditos "fãs de dublagem" que só conhecem Wendel, Briggs e meia dúzia. Caras como o Marcos Hailer, Miriam Lins, Heitor Goldflus, Jorge Cerrutti e outros mais, por exemplo.
Aliás, até alguns nomes que nos deixaram recentemente, como o Ednaldo Lucena e o Leonel Abrantes, poderiam ter sido mais aproveitados do que foram durante a carreira.
Porém, que eu lembre, dos nomes que você citou, o Romeu fez algumas coisas grandes na Herbert Richers (já protagonizou uma série de Power Rangers por exemplo) e o Jorge Júnior fez algumas coisas grandes recentemente, mas... em Miami, hoje ele dubla lá.
De resto, é uma ideia que faz sentido.