gregoryluis09 Escreveu:Olha, eu acho que esses elencos mantidos são mais por ordem da Netflix do que boa vontade da UniDub.
Sim, concordo, e ainda dá pra pôr a SDI Media na equação. Mas uma coisa não necessariamente anula a outra. Os dubladores do eixo RJ-SP já foram extremamente hostis para com a dublagem de Miami no passado, e hoje tem gente grande do meio saindo daqui pra ir dublar lá, ou pelo menos fazer trabalhos e voltar depois. Uma dublagem como a da série McMafia, que é extremamente mista entre Miami/RJ/SP seria impensável em 2005 ou em 2010, mas ela aconteceu.
Eu acredito que o mesmo vá acontecer com Campinas futuramente. À altura em que estamos, não vejo como retroceder, Campinas provavelmente passará à ser um polo respeitável frente à São Paulo, ao menos em termos de relações profissionais, ou casas como a Atma, a Alcateia SP, a Marka, a Centauro, a Lexx, a Dubbing & Mix, a Marmac, a Maximal, e outras não estariam absorvendo espontaneamente as vozes de Campinas em seus elencos, como de fato estão fazendo. No caso da Unidub deve ter sido pressão da Netflix/SDI mesmo, concordo, mas uma coisa não anula necessariamente a outra.
Provavelmente deve ter tido algum dublador de São Paulo que ficou putinho vendo o pessoal de Campinas indo nos estúdios de SP recentemente (seja a Unidub com essas séries da Netflix, ou as outras casas que eu falei), com certeza, mas a tendência, bem ou mal, tendo dublador putinho ou não, é isso acontecer cada vez mais daqui pra frente.