filipe Escreveu:Que ótima explicação, toda detalhada. Obrigado por ceder seu tempo. Concordo com vc, essas novas plataformas, são grandes concorrentes das tevês, e, as tevês têm que suar para agradar ao público de hoje, caso contrário, é derrota. Mas reduzir para três horários é muita precariedade. Porém, li que voltariam com um dos horários. Também acho o horário das 16:30h inviabilizado, de pouco alcance. Fico imaginando o que ocorrerá quando o SBT chegar nessa leva de 2018, se a parceria com a Televisa daqui uns anos continuará.
São 3 faixas de novelas, mas quase toda a programação do Las Estrellas (tirando as madrugadas onde todos os canais privados mexicanos exibem infomerciais, igrejas, espaços obrigatórios do governo e reprises tapa buraco) é produção nacional. Ainda tem a Televisa Networks (tv paga), o Me Caigo de Risa (Canal 5) que é um grande sucesso e já vai pra quinta temporada e o Intrusos (programa de fofoca exibido pelo Nueve na tv aberta e pelo Tlnovelas na tv paga). Os estúdios estão lotados até o segundo semestre. Pessoalmente prefiro 3 novelas feitas com capricho e com tramas atuais, do que um tempo atrás que era 5 novelas por vez mas a maioria era tramas mofadas e ultra vistas como Triunfo, Refúgio, Nathalie e afins.
A Televisa tem ao todo três prédios: San Ángel (novelas e sitcoms), Chapultepec (jornalismo, incluindo aí o canal de notícias Foro TV, que tem seu sinal ao vivo livremente disponível no site da Televisa) e Santa Fe (realities, programas de revista e uma editora de revistas). A Televisa também tem a Televisa Radio, também opera em música e eventos ao vivo (Ocesa Seitrack), futebol (Estádio Azteca/Club América), tv paga, cabo e OTT, e em jogos e sorteios. A Televisa tem feito esforços estratégicos de reestruturação, como se desfazer das operações em países como Espanha, Argentina, Chile e Colômbia, unificar a Televisa Deportes com a Univision Deportes, e aumentar o investimento em tv paga (devem comprar a Megacable que tem 15% do mercado mexicano). Já a Univision acaba de se desfazer de seus sites em inglês, e deve se dedicar apenas a rádio e tv em espanhol.
____________
Produções atualmente em curso no México na Televisa, Azteca e Imagen:
Televisa:
18h30 Ringo (em exibição) > La reina soy yo (gravações finalizadas)
20h30 Doña Flor (em exibição) > Aristemo, el corazón nunca se equivoca (em gravação, 20 capítulos) > Los pecados de Bárbara (em gravação, 25 capítulos) > Los elegidos (?), em gravação
21h30 PASL 2 > El último dragón (em gravação) > Sin miedo a la verdad 2 (em gravação) > La piloto 3 (?)
Também está em gravação a série de unitários em 25 capítulos "Esta historia me suena", dos mesmos produtores de "Como dice el dicho" e que deve dividir horário com a mesma.
Na Imagen, "12 segundos" começa a ser gravada em metade de abril, novela em parceria com a Telefe da Argentina e o Mega do Chile. Na TV Azteca (que lançou a Dopamine, sua própria produtora de conteúdo premium), em fevereiro começaram as gravações de uma série sobre Hernán Cortés, "o conquistador do México" by Chaves. A Dopamine também produzirá para a Turner as séries "Amarres", "Coyotl" e "Tu parte del trato".
Não entram nessa conta as produções feitas pra stream (Fábrica de Sueños por exemplo, já está sendo gravada La Usurpadora e já foi confirmado o elenco de Cuna de Lobos, esta última já se sabe que será em parceria com a Amazon Prime Video), como Netflix, Amazon Prime Video e Claro Video, e as séries feitas para o Canal Once (TV pública mexicana, que tal como a nossa é muito pouco valorizada).
Estamos sempre às ordens! É um prazer compartilhar meus estudos constantes e exaustivos sobre TV latina. Vivo nesse mundo há mais de 10 anos.