Danilo S. Escreveu:Vários outros canais latinos (Caracol, RCN, Telemundo, Telefe, Eltrece) podaram horários de novela nacional recentemente. Novela própria não é mais um produto rentável como antes já que o público não aguenta mais esticamentos (a própria Globo já está fazendo novelas menores e vão diminuir mais ainda em atores e capítulos). No mundo todo a tv aberta enfrenta fuga de público e faturamento, tanto que no Brasil mesmo TODOS os canais abertos estão fazendo cortes. Até a Globo tá cancelando programas e demitindo jornalistas e atores a torto e a direito. Fora o plano de unificação da empresa, que na prática: mais demissões.
No caso tanto do México, como do Brasil, recentemente tem o corte de verba de publicidade do governo. E os canais hispânicos tão cada vez mais investindo em programação ao vivo, porque a ficção está migrando pro stream.
No caso da Televisa, a faixa de novelas das 16h30 foi extinta porque não era mais rentável fazer novela pra esse horário. As sitcoms e dramatizados unitários são hoje em dia os melhores custo-benefício da casa, e estão recebendo cada vez mais destaque.
Quanto ao mercado internacional, a Televisa continua vendendo mais de 2 bilhões de reais por ano de "programas e licenças". 60% disso vai pra Univision, da qual a Televisa é acionista e que tem acordo de exclusividade pros EUA pelo menos até 2030. Basta ver os balancetes da empresa no site de investidores. O mercado internacional é cíclico, já teve a modinha da Globo, a modinha da Record e agora a modinha turca. Mas o grosso do faturamento da Televisa vem de tv paga e publicidade no próprio México, tanto que estão investindo cada vez mais em tv paga. E toda novela de qualquer emissora tem obrigação de se pagar no mercado nacional, o que se exporta já é lucro.
Espero ter solucionado as dúvidas!
Que ótima explicação, toda detalhada. Obrigado por ceder seu tempo. Concordo com vc, essas novas plataformas, são grandes concorrentes das tevês, e, as tevês têm que suar para agradar ao público de hoje, caso contrário, é derrota. Mas reduzir para três horários é muita precariedade. Porém, li que voltariam com um dos horários. Também acho o horário das 16:30h inviabilizado, de pouco alcance. Fico imaginando o que ocorrerá quando o SBT chegar nessa leva de 2018, se a parceria com a Televisa daqui uns anos continuará.