Kevinkakaka Escreveu:Eu acho que te contaram uma história pela metade. Lembro de ter visto duas dubladoras paulistanas de pouco renome comentando preocupadas numa postagem do Facebook, com medo de perder seus personagens numa casa que estava substituindo seus elencos por dubladores de Campinas para economizar.
Essas pessoas lesaram outras que estavam trabalhando na delas, sem "coagir" ninguém ou boicotar casa nenhuma. Acumularam trabalho na malandragem, chegando ao ponto de se deslocar pra capital pra substituir gente que estava disposta a continuar em seus papeis. Não acho que mereçam pena ou defesa.
Se for a postagem que eu to pensando, eu lembro sim, e a casa referida era a Marmac. Houve uma preocupação na época, mas o que foi denunciado na conversa das duas era que a Marmac havia atrasado o pagamento, e não que estava pagando menos ou que não havia pagado.
No caso dos dubladores que se deslocaram pra capital, houve uma razão bem específica pra isso começar a acontecer com frequência. Alguns dubladores da comissão tentaram fazer uma greve contra alguns estúdios específicos (a Tempo Filmes foi um deles) por causa de um documento que alguns empresários não assinaram, só que nem a SATED reconheceu essa greve. Aí pra conseguir entregar tudo, esses estúdios chamaram dubladores de Campinas pra completar elenco. No fim, vários dubladores de São Paulo perderam personagens, e mesmo assim voltaram atrás vendo que não ia pegar a tal greve.
Não atoa, a Tempo Filmes continua dublando Cake Boss e outros realities do Discovery e do TLC, mas com elencos mistos de São Paulo e Campinas. A Atma e a Marmac tão na mesma, entre outros estúdios, graças à essa greve que teve um efeito reverso ao que a comissão de São Paulo queria.