SuperBomber3000 Escreveu:Se de fato houvesse um contrato que dubladores assinassem os impedindo de trabalhar sob determinadas condições, como acontece com as uniões de atores nos EUA, eu concordaria com você. Mas no Brasil esse não é o caso.
Embora hajam regras sindicais (e as regras à parte da comissão), os dubladores são freelancers. Chantagem não deixa de ser chantagem e nesse caso não existe nem respaldo legal pra isso.
Eu acho que te contaram uma história pela metade. Lembro de ter visto duas dubladoras paulistanas de pouco renome comentando preocupadas numa postagem do Facebook, com medo de perder seus personagens numa casa que estava substituindo seus elencos por dubladores de Campinas para economizar.
Essas pessoas lesaram outras que estavam trabalhando na delas, sem "coagir" ninguém ou boicotar casa nenhuma. Acumularam trabalho na malandragem, chegando ao ponto de se deslocar pra capital pra substituir gente que estava disposta a continuar em seus papeis. Não acho que mereçam pena ou defesa.