ESTÚDIO:
Parisi Video
MÍDIA: (144 min):
VHS / DVD (1ª Edição)
ELENCO DE DUBLAGEM
Jason London (Jasão): Silvio Giraldi
Jolene Blalock (Medéia): Maralisi Tartarini
Dennis Hopper (Pelias): Carlos Campanile
Brian Thompson (Hércules): Affonso Amajones
Mark Lewis Jones (Mopsus): Bruno Rocha
Tom Harper (Acasto): Mauro Eduardo Lima
Frank Langella (Aertes): Silvio Navas
Olivia Williams (Hera): Cecilia Lemes
Angus Macfadyen (Zeus): Daoiz Cabezudo
Ciaran Hinds (Rei Aeson, pai de Jasão): Jonas Mello
John Bennett (Idas, o cartógrafo): José Parisi Júnior
Derek Jacobi (Fineas): César Leitão
Greg Hicks (Sacerdote de Pelias): Eleu Salvador
Locutor: José Parisi Júnior
Outras vozes:
Eleu Salvador, Jonas Mello, entre outros.
Nota do autor: Ok. Esta produção foi dublada três vezes no Brasil. A versão da Parisi foi a primeira (lançada em VHS - embora eu não tenha achado fotos, mas certamente a fita existiu**), a da VTI, aparentemente, foi a segunda, e a da BKS a terceira. Só que essa minissérie recebeu três nomes no país. Respectivamente: "Jasão e o Velo de Ouro" (segundo o DVD, pois na locução o Parisi só deu o nome da casa), "Jasão e os Argonautas", e "A Vingança do Gladiador".
Só que também há um outro problema: a duração das três versões. Essa minissérie tem quase 3 horas de duração (178 minutos). Inicialmente, a Alpha Filmes dispôs o corte de 144 minutos, e mandou à Parisi - que dublou vários de seus produtos antes. Posteriormente, eles adquiriram a versão completa, e a BKS trabalhou em cima dela - e por algum motivo, a obra ganhou o terceiro titulo. Aparentemente, quando dispôs em DVD pela primeira vez, a Alpha cortou 24 minutos da versão Parisi (ou talvez tenha sido erro de digitação, pois o DVD comporta 144 minutos). A versão que a VTI fez, possivelmente, foi em cima desse corte da Parisi. Mas com sua total ausência no momento, não há como certificar. Porém, especulando que seja isso, o vindouro tópico dessa versão terá que ter o "2ª Dublagem" atrelado nele. E como a BKS dublou os 178 minutos da obra, eu acrescentei o "Versão Integral" no tópico dela. Mas com três nomes e três (?) durações diferentes, como é que fica o registro da dublagem desta obra aqui no fórum? Creio que a grande maioria dos brasileiros a conheceu quando a mesma foi exibida no SBT. Logo, unifiquei tanto essa quanto a versão da BKS sob o titulo que a VTI deu.
E deixarei o link dessa versão aqui, pois teve vozes que eu não reconheci.
** E existiu. Só que ela foi lançada também sob o titulo "A Vingança do Gladiador". Eu lembro de ter pesquisado por ela, e acrescentado no tópico da versão da BKS. Mas retirei. Pois havia dados aqui no fórum de uma versão diferente na fita. Só que o corte presente nela é o de 120 minutos... Mas, caralho, para qual mídia foi feita essa versão de 144 minutos? Porque não é possivel. O link no YouTube indica 2 horas e 24 minutos (144 minutos). E não há uma cena sequer sem dublagem. Tá estranho esse negócio...