O público geral conhece meia duzia de cubladores por nome, e é tão diverso que o único consenso entre eles vai acabar sendo as obras que todo mundo viu. Não importa quanta campanha se faça para "valorizar a boa dublagem", nunca vão ter os critérios que alguém que posta nesse fórum desenvolve.
Hoje em dia as pessoas perderam a vergonha de elogiar Luciano Huck no Flynn Ryder, imagina o nível.
Não interaja com o Danilo Powers.
se fosse uma dublagem de uma Dubbing Company,Marmac ou Atma ganhando algum prêmio,veríamos dubladores reclamando publicamente que isso é uma afronta contra a profissão deles. Mas como é da MAC,da Disney,tão até ali parabenizando os colegas...
(08-07-2025, 11:24 )johnny-sasaki Escreveu: se fosse uma dublagem de uma Dubbing Company,Marmac ou Atma ganhando algum prêmio,veríamos dubladores reclamando publicamente que isso é uma afronta contra a profissão deles. Mas como é da MAC,da Disney,tão até ali parabenizando os colegas...
Exato, pra Disney os "grandes dubladores" passam pano...
A Dublagem Viva só é contra Dubbing Company, Marmac e Atma.
----------
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.
Cheguei a fazer um comentário dizendo que eu não curti a dublagem e saca só, deletaram meu comentário.
(08-07-2025, 11:44 )DavidDenis Escreveu: (08-07-2025, 11:24 )johnny-sasaki Escreveu: se fosse uma dublagem de uma Dubbing Company,Marmac ou Atma ganhando algum prêmio,veríamos dubladores reclamando publicamente que isso é uma afronta contra a profissão deles. Mas como é da MAC,da Disney,tão até ali parabenizando os colegas...
Exato, pra Disney os "grandes dubladores" passam pano...
A Dublagem Viva só é contra Dubbing Company, Marmac e Atma.
Dubbing Company eu até acho que poderia rolar um misto de indiferença com torcer de nariz de leve, mas os demais mencionados (e aí some outros como a UP Voice e mais alguns), realmente era nível de gerar reclamações públicas mesmo.
(08-07-2025, 12:04 )Johnny Escreveu: Cheguei a fazer um comentário dizendo que eu não curti a dublagem e saca só, deletaram meu comentário.
Para surpresa de zero pessoas.
(Este post foi modificado pela última vez em: 08-07-2025, 12:11 por SuperBomber3000.)
(08-07-2025, 12:04 )Johnny Escreveu: Cheguei a fazer um comentário dizendo que eu não curti a dublagem e saca só, deletaram meu comentário.
Deletaram um comentário meu também, não podemos criticar esta "Dublagem Viva" perfeita da Disney
----------
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.
A dublagem é tão cheia de bajuladores quanto outras profissões.
"Tá loca, está onde México:
Aqui sim desgosto, oitenta e cinto.
Que dirá.. não... queridá... Chiquititinha.
Lhe sucata onde. E na alergia eu sentei pela loucura, tô com um mico que vai votar."
Del Ocho, Chavo
isso também fica evidente com o que anda rolando com Chespirito. Pra falar mal da dublagem de Buenos Aires da série biográfica,sempre brota alguém do meio pra dar uma opinião,como a Flora Paulita:
https://x.com/florapaulita/status/1938223149570728255
agora reparem que isso que ela fala se aplica exatamente à redublagem recente de Chaves e Chapolin,mas parce que pra ela essa redublagem nem parece existir. Será que é porque pegaria mal criticar colegas mais conhecidos e mais próximos dela?
(08-07-2025, 14:39 )johnny-sasaki Escreveu: isso também fica evidente com o que anda rolando com Chespirito. Pra falar mal da dublagem de Buenos Aires da série biográfica,sempre brota alguém do meio pra dar uma opinião,como a Flora Paulita:
https://x.com/florapaulita/status/1938223149570728255
agora reparem que isso que ela fala se aplica exatamente à redublagem recente de Chaves e Chapolin,mas parce que pra ela essa redublagem nem parece existir. Será que é porque pegaria mal criticar colegas mais conhecidos e mais próximos dela?
A grande questão de meter o pau nas dublagens de fora do eixo é elas não seguirem trâmites financeiros e trabalhistas idênticos ao eixo, sempre foi. Campinas mesmo era atacada até uns anos atrás pela questão do "quem pode dirigir". Os outros polos por pagarem menos do que RJ e SP, e etc. Alguma prática fora do padrão adotado por RJ e SP por parte de outros polos era motivo de crítica.
O problema, hoje, é que RJ e SP hoje pagam valores diferentes pela hora. A própria saída da Cecília da redublagem nova de Chaves e Chespirito, pelo que foi comentado aqui e também no Fórum Chaves, então não é invenção da minha cabeça, é algo que foi falado por gente que acompanhou os bastidores do negócio, se deu por ela não ter aceitado o cachê do RJ, hoje menor que o paulista.
Enquanto RJ e SP não voltarem a pagar a mesma coisa, só vão dar espaço para outros polos e muitas das críticas que eram/poderiam ser feitas a eles acabam perdendo fundamento. Infelizmente, é o que está acontecendo.
E, nem precisa falar das redublagens de Chaves e Chespirito. Algumas coisas da própria Disney possuem qualidade similar à dessa dublagem da série do Chespirito, como a de Coração de Ferro que foi falada páginas atrás. Mas aí, só vão fingir que não existe ou que não é ruim, como o caso da dublagem da série da Agatha ganhando prêmio de melhor dublagem.
(08-07-2025, 11:20 )Neo Hartless Escreveu: O público geral conhece meia duzia de cubladores por nome, e é tão diverso que o único consenso entre eles vai acabar sendo as obras que todo mundo viu. Não importa quanta campanha se faça para "valorizar a boa dublagem", nunca vão ter os critérios que alguém que posta nesse fórum desenvolve.
Hoje em dia as pessoas perderam a vergonha de elogiar Luciano Huck no Flynn Ryder, imagina o nível.
É bem por aí. No máximo alguns públicos específicos acabam desenvolvendo alguns critérios, alguns para bem e outros para mal. Mas do público normal em si não dá para esperar muita coisa.
Não que seja regra, mas a maioria das "Melhores dublagens" em premiações desse tipo, costumam ser as mais vistas/assistidas, por vezes promovidas por dubladores inclusive, e não os melhores trabalhos de fato.
(Este post foi modificado pela última vez em: 08-07-2025, 15:09 por SuperBomber3000.)
|