One Piece - Discussão de Dublagem

3172 Replies, 912580 Views

DavidDenis Escreveu:Não sei até que ponto a Unidub teria "coragem", mas Bayblade tem mostrado muitas vozes boas pra um anime assim em Campinas que podem ser utilizadas.

O que não pode é continuar a repetição exagerada de vozes.

Repetição de voz em One Piece, sendo justo, é mais coisa de alguns nomes específicos, pelo menos até onde já pudemos ver, do que uma regra em geral. Alguns dubladores como o Dláigelles, o César Marchetti, o Francisco Júnior, o Vanderlan Mendes e mais alguns já fizeram cada um pelo menos uns 3 a 8 personagens cada dentro da obra. Mas, tem muita gente também nesse elenco que mal só fez ponta até agora.

Eu só gostaria que Kaidou e Yamato não fossem Guilherme Lopes e Priscila Franco quando chegarem em Wano, e sim vozes de fato mais frescas aos ouvidos, de preferência que não tenham feito nada antes em One Piece em si; mas se forem eles, paciência. De resto, não vou reclamar.


Nicholas Knupp Escreveu:Acho que isso vai mais de diretor pra diretor. A Unidub mesmo, chama o pessoal de Campinas faz tempo. Quando eles pegaram várias produções que eram da Dubbing Company, chamaram praticamente todo mundo. O Pedro Alcântara também chamou vários em Jojo. Mas em One Piece, de cabeça, só lembro da Raíssa Bueno em Skypia.

A Carla Martelli também fez algumas participações de Sabaody em diante. Deve ter mais um ou outro que eu não lembre agora. Mas dá para ter mais nomes futuramente.
Um ponto a se lembrar: existem dubladores que se mudaram pro interior, ainda em SP, mas por talvez optarem pro remoto, a Unidub já não chamava antes
Raíssa e Carla Martelli nem em Campinas moram mais há um bom tempo, o maior contingente de trabalhos delas são em SP - Capital só. O Glauco aparentemente nunca foi muito simpatizante de Campinas, então acho que no máximo deve chamar algum dublador do polo que duble mais ativamente em SP como o Ênio Vivona, que ele inclusive já gravou podcast com ele e o Nannetti, Fernando Ferraz que dubla ativamente em SP capital há anos, Amanda Tavares, Luiz Nunes e Rafael Quelle. Curiosamente, desses que citei, acredito que apenas o Rafael Quelle e Luiz ainda estejam em Campinas, os outros já não são mais de lá.

Não tenham muitas esperanças de outros aleatórios de lá, na verdade ficou mais evidente nas lives do Mitsubukai que o Glauco vai puxar mais espaço para algumas pessoas que são ativas na Dubbing Mix, como Raan Alves, Débora Lira, Rafael Guidini, Renato Parentes, Victor Carneiro, Guilherme Conradi, Rex Nunes e alguns outros. Talvez deve escalar ainda Beto Neves, André Schmidt, Gabriel Neves e outros, muito por influência do Cassius Romero.
Tem aqueles que realmente moram na capital como Beta Cinalli e Danilo Diniz, mas não imagino Glauco escalando eles. Talvez turma das aulas da Raquel Elaine da época do Heitor Assali?
A Beta e o Diniz são escalados em pouquíssimos estúdios de SP e com poucos diretores, se não notou ainda. Não adianta buscar um realismo ingênuo, o mercado nem reconhece direito o que saiu das aulas da Raquel Elaine, até dubladores que trabalharam naquela época e continuam já jogam essa etapa para debaixo do tapete.

O que vai sair hoje é o pessoal que é indicado pelo Cassius da Dubbing Mix, alunos da Unisom e alguns da Dubrasil que podem estar ganhando mais espaço como Felipe Galvão e Stephany Custodi. Fora isso, não adianta ser ingênuo e querer acreditar em algo que todos sabem que o grande mercado não absorveu.
Heitor, Rex, Conradi, Débora, Raan, Stephany e vários outros que mencionaram nos últimos comentários já fizeram participações em One Piece, e não são nem participações mais atuais (do Novo Mundo em diante), mas sim coisa do início da série. O Heitor mesmo fez um dos companheiros do Foxy antes de Water 7, e é um cara grande no mercado.

Agora, quanto ao que o mercado reconhece ou não, a gente pode pensar sim naquilo que é feito nos grandes estúdios, mas ainda há uma relatividade. TV Group/Media Access Company mesma é considerada um dos estúdios grandões de SP, mas ao mesmo tempo usa aquele monte de whos atores-cantores, vários que são amigos do Fábio Azevedo e em trabalhos enormes para cinema e streaming, muitos que não trabalham em quase nenhum outro estúdio, mas estão lá em um dos maiores estúdios de SP que trabalha para um dos maiores clientes de dublagem da indústria, e fazendo papeis enormes para esse cliente enorme. Não que isso aumente o valor profissional dos ex-alunos da Raquel que não se firmaram no mercado, que eu concordo que é quase nulo, e quem se firmou entre esses alunos até esconde isso na própria trajetória. Mas entendendo o mercado como o que seria validado pelos estúdios tidos como grandes, a coisa não é mais tão uniforme nem entre eles, quanto já foi em anos passados. Media Access escalando ator-cantor, a Sigma com um elenco próprio, que difere um pouco dos que a Unidub escala, que difere do que a Dublavídeo já escala (essa hoje com mais abertura a gente de Campinas inclusive, por exemplo), que difere do que a Maximal, Vox e outros escalam. E isso é normal, significa que o mercado cresceu porque entrou muita gente nos últimos 15 anos.

Se bem que, tem muito veterano dublador (de 20 ou mais anos de carreira) de São Paulo capital mesmo, que ainda não fez nada grande em One Piece, muitos que só fizeram pontas ou nada, como Fritz Gianvito, Figueira Júnior, Celso Alves, Adna Cruz, Gisa Della Mare, Rosana Beltrame, entre diversos e muitos mais diversos outros. Então, tem muita gente para escalar ainda antes de pensar em RJ e Campinas, como se a dublagem já não tivesse alguns nomes de Campinas, e também vários e vários cariocas.
DavidDenis Escreveu:Tem aqueles que realmente moram na capital como Beta Cinalli e Danilo Diniz, mas não imagino Glauco escalando eles.

Beta Cinalli eu não vejo fazendo nada em One Piece. Já o Danilo fura um pouquinho mais outras bolhas. Ele dirige na BKS também e tem contatos na Maurício de Souza Produções (o que explica ele fazer tanta voz original em animação nacional), então também acho difícil, mas menos difícil.

Mas enfim, tem muita gente grande de SP mesmo que ainda não fez nada de destaque no anime. Dá para pensar em nomes de Campinas, mas acho que depois de pensar em outros dubladores da capital mesmo, e dubladores esses veteranos com décadas de carreira. Mas concordo que no médio-longo prazo vão ter que pensar em mais gente.
SuperBomber3000 Escreveu:Heitor, Rex, Conradi, Débora, Raan, Stephany e vários outros que mencionaram nos últimos comentários já fizeram participações em One Piece, e não são nem participações mais atuais (do Novo Mundo em diante), mas sim coisa do início da série. O Heitor mesmo fez um dos companheiros do Foxy antes de Water 7, e é um cara grande no mercado.

Agora, quanto ao que o mercado reconhece ou não, a gente pode pensar sim naquilo que é feito nos grandes estúdios, mas ainda há uma relatividade. TV Group/Media Access Company mesma é considerada um dos estúdios grandões de SP, mas ao mesmo tempo usa aquele monte de whos atores-cantores, vários que são amigos do Fábio Azevedo e em trabalhos enormes para cinema e streaming, muitos que não trabalham em quase nenhum outro estúdio, mas estão lá em um dos maiores estúdios de SP que trabalha para um dos maiores clientes de dublagem da indústria, e fazendo papeis enormes para esse cliente enorme. Não que isso aumente o valor profissional dos ex-alunos da Raquel que não se firmaram no mercado, que eu concordo que é quase nulo, mas entendendo o mercado como o que seria validado pelos estúdios tidos como grandes, a coisa não é mais tão uniforme nem entre eles, quanto já foi em anos passados.

Se bem que, tem muito veterano dublador (de 20 ou mais anos de carreira) de São Paulo capital mesmo, que ainda não fez nada grande em One Piece, muitos que só fizeram pontas ou nada, como Fritz Gianvito, Figueira Júnior, Celso Alves, Adna Cruz, Gisa Della Mare, Rosana Beltrame, entre diversos e muitos mais diversos outros. Então, tem muita gente para escalar ainda antes de pensar em RJ e Campinas, como se a dublagem já não tivesse alguns nomes de Campinas, e também vários e vários cariocas.

É isso que eu não entendo de alguns membros desse fórum. Adoram arrotar arrogância ao dizer que alguns dubladores não foram absorvidos pelo mercado por serem "ruins", mas fecham os olhos pro que rola nas dublagens da Disney com um monte de ator-cantor amiguinho do Fábio Azevedo igualmente ruins ou medianos, sendo escalados em demasia em um estúdio que supostamente é o um dos melhores do Brasil. Mas é claro, é o Fábio Azevedo, não vão questionar nada, afinal ele é o grande defensor da boa dublagem e da dublagem viva. E ainda querem que a gente ache que o mercado de dublagem não é uma grande troca de favores ou caridade. Tem uma galera aqui que nem disfarça a cara de pau e a hipocrisia, dá até nojo.
H4RRY Escreveu:É isso que eu não entendo de alguns membros desse fórum. Adoram arrotar arrogância ao dizer que alguns dubladores não foram absorvidos pelo mercado por serem "ruins", mas fecham os olhos pro que rola nas dublagens da Disney com um monte de ator-cantor amiguinho do Fábio Azevedo igualmente ruins ou medianos, sendo escalados em demasia em um estúdio que supostamente é o um dos melhores do Brasil. Mas é claro, é o Fábio Azevedo, não vão questionar nada, afinal ele é o grande defensor da boa dublagem e da dublagem viva. E ainda querem que a gente ache que o mercado de dublagem não é uma grande troca de favores ou caridade. Tem uma galera aqui que nem disfarça a cara de pau e a hipocrisia, dá até nojo.


E o Fabio escala alunos DuBrasil se são atores do teatro de SP... Como o José Trassi. Então tudo é relativo.

E acho que escondem tanto dublagens da Belas Artes - como Planeta Hulk - pois além entrega muitos que começaram com Raquel Elaine: André Sauer, Wilken Mazzei, Heitor Assali, Charles Dalla...

Se puxar uns Doramas da época do estúdio-Escola da Raquel Elaine - que não cadastram aqui no fórum - temos Wallace Costa, Claudia Victoria, Mauro Gasperini, Cassiano Ávila, Fernando Ferraz, Rosangela Mello, Fernanda Hartmann, Giulia de Brito, Sicília Vidal, Monalisa Capella, Jonathan Guedes...

Hipocrisia. Mas ninguém aqui é tonto, aqui tem fakes de dubladores "grandes", de grupinhos, de núcleos, guetos...

Dublagem viva ou repetitiva?
----------
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.
Você cometeu equívocos em alguns nomes. Apesar de poder ter participado, eles não começaram no curso da Raquel Elaine, como a Rosangela Mello que era da Álamo. Giulia e Sicília tbm começaram em outros estúdios, foi na Vox Mundi, se não estou enganado. Monalisa Capella pode ter participado de produções, mas ela era aluna do Marcelo Campos e posteriormente na Nair Silva na Clone, tanto que um dos seus primeiros personagens fixos foi na versão paulista em uma série da TV Group. Wallace Raj e Cláudia Victória eram da época da Uniarthe.

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Dúvidas Gerais sobre Dublagem 2 Bruna' 3.936 578.841 42 minutos atrás
Última postagem: Yatogam1
  Retorno da dublagem de Digimon (?) Duke de Saturno 60 6.535 47 minutos atrás
Última postagem: Yatogam1
  Dublagem de Boruto e retorno de Naruto Shippuden (?) SuperBomber3000 1.729 348.651 1 hora atrás
Última postagem: Bruna'
  Dublagem de Novelas 2025 Thiago. 248 21.126 4 horas atrás
Última postagem: Josue7
  Novidade sobre Dublagem Paseven 9.056 3.717.492 4 horas atrás
Última postagem: Derek Valmont



Usuários navegando neste tópico: 3 Convidado(s)