Mural dos Dubladores

2006 Replies, 378655 Views

kapob53556 Escreveu:Não precisa ser grosseiro, tive um primo que se suicidou, lugar de fala eu tenho e nem divulgaram a morte dele
Não dá atenção pro Luiz, ele é assim com todo mundo.

Falando como alguém que já chegou à considerar suicídio, o melhor é falar à respeito, de forma delicada claro, do que fingir que não existe.
Gente sério, se vcs estão com algum problema, PROCUREM ajuda, isso é muito sério. Eu, graça à Deus, tive cabeça pra procurar ajuda profissional assim que o pensamento me veio à cabeça
Nicholas Knupp Escreveu:Falando como alguém que já chegou à considerar suicídio, o melhor é falar à respeito, de forma delicada claro, do que fingir que não existe.
Gente sério, se vcs estão com algum problema, PROCUREM ajuda, isso é muito sério. Eu, graça à Deus, tive cabeça pra procurar ajuda profissional assim que o pensamento me veio à cabeça

Você tocou num ponto muito importante aqui, é uma coisa extremamente séria, e não é vergonha pedir ajuda. Todo mundo já precisou e/ou vai precisar de ajuda na vida pelo motivo que for. Então, se alguém estiver por uma situação assim, busque ajuda, tenha certeza dq você não está sozinho!
kapob53556 Escreveu:Não precisa ser grosseiro, tive um primo que se suicidou, lugar de fala eu tenho e nem divulgaram a morte dele
Não fui grosseiro, só me incomoda você querer culpar a divulgação.

Nicholas Knupp Escreveu:Não dá atenção pro Luiz, ele é assim com todo mundo.

Falando como alguém que já chegou à considerar suicídio, o melhor é falar à respeito, de forma delicada claro, do que fingir que não existe.
???

Só "sou assim" (como vc se refere, já que eu só rebati um comentário tendencioso, nada demais) com quem fala baboseira (o caso do próprio respondido por mim, que desde a conta antiga só dá o ar da graça pra criar problemas por picuinha).

Entretanto, logicamente concordo com o que você disse sobre ajuda.
O que fazemos na vida, ecoa na eternidade - Maximus Decimus Meridius
essa discussão tá indo meio longe,mas pelo que entendo,o consenso de hoje em dia não é evitar falar que houve suicídio,mas sim evitar falar os detalhes de como a pessoa fez,e o Ettore não falou os detalhes
kapob53556 Escreveu:Não fiz mal algum aqui, só falei que suicídio é algo sério e meus amigos jornalistas falam em não divulgar

Na faculdade de jornalismo fiz um estudo sobre isso em um trabalho sobre o tema quando ele era ainda mais tabu, hoje em dia existem regras ao noticias, mas recomendo este artigo da USP:

Carlos Eduardo Lins da Silva explica as razões desse fenômeno, por trás das quais está o fato de que hoje os problemas de saúde mental já não são estigmatizados como eram no passado

https://jornal.usp.br/radio-usp/o-suicid...ornalismo/

Existe um "Manual" da OMS sobre isso e já foi tema de congressos no Uruguai e na Argentina.

https://iris.who.int/bitstream/handle/10...sequence=7

Basicamente caiu a recomendação de jornalistas não publicarem a causa da morte como suicídio, mas existem recomendações sobre como tratar o tema e o podcast preencheu várias delas.

- Evitar descrever o suicídio como inexplicável e esclarecer os sinais de alerta;
- Evitar glorificar ou romantizar o ato do suicídio e tentar apresentar uma história equilibrada sobre a pessoa;
- Evitar incluir o método, local ou detalhes da pessoa que faleceu e limitar as informações aos fatos que o público precisa saber;
- Evitar retratar o suicídio como uma resposta aceitável às adversidades da vida;
- Evitar títulos sensacionalistas;
- Evitar gráficos e fotografias prejudiciais;
- Evitar o uso de linguagem estigmatizante;
- Não compartilhar o conteúdo de cartas suicidas;
- Evitar citar a polícia ou as primeiras pessoas que presenciaram o ato;
- Apresentar recursos sempre que possível, como o telefone de linhas de ajuda.

Abaixo um exemplo de como o Notícias da TV posta notícias do tipo e o que podcast podia ter colocado pelo menos na descrição do vídeo - que foi gravado previamente.

https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/...nto-109212

No inicio do texto colocam:
[Alerta de gatilho: este texto contém informações que podem ser sensíveis a pessoas com depressão ou tendências suicidas]

No final do texto colocam:
Se você está atravessando um momento difícil e precisa de ajuda, ligue para o CVV (Centro de Valorização a Vida), no número 188, e receba apoio emocional e prevenção do suicídio. A ligação é sigilosa e gratuita para todo o território nacional.
----------
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.
https://x.com/Chief117Br/status/18005676...C_y-g&s=19

Parece que os defensores de IA estão ganhando força... O fato do Wendel ter pedido regulação de IA pra impedir dublagens robóticas foi interpretado por essa galera como se fosse usar do poder estatal pra punir quem quer se divertir... Sinistro. Não vou entrar no tópico político aqui, mas, isso vai longe.
TheIsackChannel Escreveu:https://x.com/Chief117Br/status/18005676...C_y-g&s=19

Parece que os defensores de IA estão ganhando força... O fato do Wendel ter pedido regulação de IA pra impedir dublagens robóticas foi interpretado por essa galera como se fosse usar do poder estatal pra punir quem quer se divertir... Sinistro. Não vou entrar no tópico político aqui, mas, isso vai longe.

Opinião de ancap.

Ah, brigada pelo toque, Lucinda...

Esse chief é um dos maiores imbecis e arrogantes que tem na internet, não me surpreende ele defender IA
O que fazemos na vida, ecoa na eternidade - Maximus Decimus Meridius

essa palhaçada só vai acabar com a regulamentação da profissão/uso da IA ou quando Sated tomar um posicionamento mais duro para defender seus filiados (acho muito dificil pelo histórico), caso contrário essa discussão vai fácil fácil acabar em politica ou coisa pior.
Bom, o Wendel de fato defende o uso da lei nesse caso, para proteger sua própria profissão em alguma medida. Se quiserem interpretar isso como "agressão", aí é de cada um. O Briggs também foi criticado da mesma forma há uns meses atrás por falas dele sobre dublagem com IA em entrevistas.

Em todo caso, acho a defesa do Wendel mais honesta nesse caso que a de outros dubladores, que geralmente tentam florear o discurso por cima com outras coisas que soam muito mais abstratas, quando a pauta no fim se trata justamente disso: regular a IA para manter empregos que existem hoje, e a dublagem é mais uma área entre outros empregos. E tudo bem, é um ponto que vale ser ouvido.

Tem quem defenda também algum tipo de concorrência entre a IA e a dublagem humana, mas neste caso, a dublagem humana vem ganhando em geral por parte do próprio público, pelo menos até hoje, quando isto é posto. Resta saber se continuará ganhando.

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Curiosidades sobre Dubladores Daniel Felipe 63 31.476 10 horas atrás
Última postagem: Gabriel
  Dubladores com vozes Parecidas - Versão 2.016 Reinaldo 2.262 609.769 11 horas atrás
Última postagem: Bruna'
  Os dubladores na mídia romario 4.230 1.609.409 Ontem, 19:50
Última postagem: DavidDenis
  Lista exaustiva de dubladores da AIC Maldoxx 52 10.725 Ontem, 19:49
Última postagem: Bruna'
  Dubladores que não trabalham em determinados estúdios Thiago. 811 299.767 Ontem, 16:47
Última postagem: Gabriel dos Santos Nogueira

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)