Nota de Falecimento - Artistas brasileiros da voz

769 Replies, 111273 Views

Maria Julia Santana Escreveu:Desculpem por subir o tópico, espero que não assuste ninguém pensando que algum dublador faleceu dessa vez recentemente depois do falecimento da Carmen Sheila. Mas, não se assustem, nenhum dublador faleceu em nesse momento depois dos tristes falecimentos do José Santa Cruz e da Carmen.

Como foram feitos umas listas de dubladores que faleceram em anos como a de 2021 na parte 1 desse tópico, eis uma lista de dubladores brasileiros que infelizmente faleceram em nessa década até nesse momento, que participaram das dublagens brasileiras dos desenhos da Xilam Sad

2020

Neuza Azevedo (2 de agosto de 2020, 7?, Alzheimer, Miranda de Dragões Alados)
Pietro Mário (31 de agosto de 2020, 81, parada cardíaca, O Capitão de Ratz)

2021

Dário de Castro (15 de abril de 2021, 72, COVID-19, diretor da dublagem brasileira de Ratz)
Júlio Chaves (10 de agosto de 2021, 75, COVID-19, Rapido de Ratz)

2022

Isaac Bardavid (1 de fevereiro de 2022, 90, enfisema pulmonar, Kortan da série animada de 1994 de Highlander)
Nádia Carvalho (11 de julho de 2022, 67, AVC fulminante, Svetlana de Ratz)
Antônio Moreno (1 de novembro de 2022, falência múltipla de orgãos, Voxem de Kaena - A Profecia)

2023

Gilmara Sanchez (29 de março de 2023, 79, septicemia, Nocturna de Dragões Alados)
Gileno Santoro (15 de abril de 2023, 74, câncer de pulmão, Clockwise de O Mago)
Reinaldo Pimenta (5 de outubro de 2023, 76, causa não divulgada, Velho Sábio no episódio 37 de As Fabulosas Aventuras de Moka)

A maior perda de dubladores brasileiros dos desenhos da Xilam veio de Ratz, que infelizmente perdeu três dubladores do elenco principal, como também o diretor da dublagem, muito triste isso :unsure:

Além dos falecimentos desses dubladores, também teve o falecimento de Olivier Jean-Marie em 2021 (no mesmo ano dos falecimentos do Dário e do Júlio), pela questão dele ter sido diretor, roteirista e criador de grande importância na Xilam aos 60 anos, vítima de um câncer e faleceu afastado da animação, onde que teve se aposentar da animação em 2018 devido á essa batalha que ele estava enfrentando contra o câncer
Dona do Legado da Xilam, blog sobre a história da Xilam Animation, redatora do ANMTV, fanartista e YouTuber.
Luiz Lima, o Biro, coordenador de dublagem da Dubbing & Mix morreu

https://www.instagram.com/p/C7aQ_mlvukG/...JzaHNxNQ==
----------
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.
DavidDenis Escreveu:Luiz Lima, o Biro, coordenador de dublagem da Dubbing & Mix morreu

https://www.instagram.com/p/C7aQ_mlvukG/...JzaHNxNQ==
Q o Biro descanse em paz!
Amar não é pecado! 🍃
(Este post foi modificado pela última vez em: 24-07-2025, 17:01 por Duke de Saturno.)
Pedro Alcantara falou sobre o Biro, que ele trabalhou em muitos estúdios

https://x.com/Fringon/status/17945479331...3FObQ&s=19
----------
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.
Nossos Pêsames
Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores daqueles q partiram recentemente...
Gente, não precisam se desesperar se tiver uma mensagem nova nesse tópico, porque nenhum dublador faleceu recentemente. Acontece que por causa dessa vida tão agitada que eu tive nos últimos tempos (ficar doente, fazer concurso pra garantir trabalho, ajudar bastante com as coisas aqui de casa, etc.), eu não pude prestar minhas homenagens a todos que nos deixaram nesse último semestre. Então, espero que não se incomodem por eu estar bem atrasado, mas o que mais eu poderia fazer?

Portanto, sem mais delongas, eu deixo aqui minhas profundas condolências, por ordem de data das postagens por aqui, às mortes de Nelma Nunes, Paulo Ivo, Emerson Kallel, Eduardo Camarão, José Santa Cruz, Neuza Maria, Silvio Luiz, Carmen Sheila, Paulo César Pereio e Luiz Lima. Mesmo que metade deles não tenham sido lá dubladores ou tenham aqueles cujas notícias só soubemos um tempo depois, eu também não queria deixá-los de fora.

Pra mim, eu acho que todo mundo vai concordar que as mortes mais dolorosas desse período, na minha humilde e sincera opinião, foram as do Paulo Ivo, do Santa Cruz e da Carmen. As do 'Santinha' e da Carmen, principalmente, por serem duas vozes das quais nos acostumamos por uma vida toda e que nos lembramos com todo o carinho, qual quer que tenha sido a fase que mais lhe marcou (no caso, a infância, óbvio). O Paulo Ivo (também conhecido como Pivo) também entra nessa, porque eu sempre vou lembrá-lo de quando apresentava o bloco Playhouse Disney no Disney Channel junto com a Estela Ribeiro no comecinho dos anos 2000, além de ser o locutor e dublador de diversos personagens nos desenhos da MTV, como o Tenente Kevin Costa do Fudêncio, por exemplo. O Camarão também vai fazer muita falta, mas só conheci melhor a voz dele depois de velho, não era muito habituado a ele quando criança.

De qualquer forma, espero que todos eles descansem em paz e meus pêsames aos amigos, colegas, familiares e conhecidos de todos eles. Aliás, também estou enviando essa mensagem agora, porque caso ainda não sabem, mas que não entrem em choque, Silvio Santos nos deixou hoje mesmo. Sim, ele mesmo, o Patrão em pessoa, o dono do SBT, não é boato nenhum. Quem mais estiver com o coração partido com essa notícia além de mim, pode sempre me avisar. E que ele descanse em paz também...

Enfim, que Deus esteja no controle todos hoje e sempre. Amém!!!

Nicholas Knupp Escreveu:Triste , ontem mesmo estava lembrando dele quando apresentava Playhouse Disney
Cara, nem fala, Nicholas, ele apresentando o bloco junto da Estela Ribeiro era demais, o puro suco da programação pré-escolar do comecinho dos anos 2000, sem dúvida...
Daniel Cabral Escreveu:Gente, não precisam se desesperar se tiver uma mensagem nova nesse tópico, porque nenhum dublador faleceu recentemente. Acontece que por causa dessa vida tão agitada que eu tive nos últimos tempos (ficar doente, fazer concurso pra garantir trabalho, ajudar bastante com as coisas aqui de casa, etc.), eu não pude prestar minhas homenagens a todos que nos deixaram nesse último semestre. Então, espero que não se incomodem por eu estar bem atrasado, mas o que mais eu poderia fazer?

Portanto, sem mais delongas, eu deixo aqui minhas profundas condolências, por ordem de data das postagens por aqui, às mortes de Nelma Nunes, Paulo Ivo, Emerson Kallel, Eduardo Camarão, José Santa Cruz, Neuza Maria, Silvio Luiz, Carmen Sheila, Paulo César Pereio e Luiz Lima. Mesmo que metade deles não tenham sido lá dubladores ou tenham aqueles cujas notícias só soubemos um tempo depois, eu também não queria deixá-los de fora.

Pra mim, eu acho que todo mundo vai concordar que as mortes mais dolorosas desse período, na minha humilde e sincera opinião, foram as do Paulo Ivo, do Santa Cruz e da Carmen. As do 'Santinha' e da Carmen, principalmente, por serem duas vozes das quais nos acostumamos por uma vida toda e que nos lembramos com todo o carinho, qual quer que tenha sido a fase que mais lhe marcou (no caso, a infância, óbvio). O Paulo Ivo (também conhecido como Pivo) também entra nessa, porque eu sempre vou lembrá-lo de quando apresentava o bloco Playhouse Disney no Disney Channel junto com a Estela Ribeiro no comecinho dos anos 2000, além de ser o locutor e dublador de diversos personagens nos desenhos da MTV, como o Tenente Kevin Costa do Fudêncio, por exemplo. O Camarão também vai fazer muita falta, mas só conheci melhor a voz dele depois de velho, não era muito habituado a ele quando criança.

De qualquer forma, espero que todos eles descansem em paz e meus pêsames aos amigos, colegas, familiares e conhecidos de todos eles. Aliás, também estou enviando essa mensagem agora, porque caso ainda não sabem, mas que não entrem em choque, Silvio Santos nos deixou hoje mesmo. Sim, ele mesmo, o Patrão em pessoa, o dono do SBT, não é boato nenhum. Quem mais estiver com o coração partido com essa notícia além de mim, pode sempre me avisar. E que ele descanse em paz também...

Enfim, que Deus esteja no controle todos hoje e sempre. Amém!!!

Cara, nem fala, Nicholas, ele apresentando o bloco junto da Estela Ribeiro era demais, o puro suco da programação pré-escolar do comecinho dos anos 2000, sem dúvida...

Compreendo, seu ponto, minhas condolências aos finados, e que seus legados serão lembrados e eternos em nossas memórias e corações!
Não sei se é o topico certo para isso. Mas ontem no Inteligencia LTDA com os peritos, contaram mais detalhes a respeito do caso da Christiane Louise:

<span style="background-color: rgb(248, 248, 248);">[video=youtube;idzl9Ql-boM]https://www.youtube.com/watch?v=idzl9Ql-boM[/video]
Maruseru03 Escreveu:Não sei se é o topico certo para isso. Mas ontem no Inteligencia LTDA com os peritos, contaram mais detalhes a respeito do caso da Christiane Louise:

<span style="background-color: rgb(248, 248, 248);">[video=youtube;idzl9Ql-boM]https://www.youtube.com/watch?v=idzl9Ql-boM[/video]

que história bizarra envolvendo ela. Imagino que tenha muito colega ficando indignado com esse vídeo.

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Escalações onde a voz combina fisicamente, mas não lembra a do ator original Luizzs 97 13.781 25-08-2025, 22:19
Última postagem: Duke de Saturno
  Sintetizadores de voz por IA pode ser o fim da dublagem no futuro? H4RRY 258 53.216 24-08-2025, 13:43
Última postagem: SuperBomber3000
  Sotaque na voz original: deve ser mantido na dublagem brasileira? Nagato 16 7.149 26-07-2025, 11:35
Última postagem: Daniel Felipe
  qual a melhor voz da Charlize Theron Daniel Felipe 12 4.332 20-07-2025, 11:38
Última postagem: Derek Valmont
  Alguns artistas e as grandes diferenças entre as vozes de seus dubladores RHCSSCHR 83 19.567 14-07-2025, 14:09
Última postagem: Daniel Felipe

Usuários navegando neste tópico: 3 Convidado(s)