Dúvidas Gerais sobre Dublagem 2

3932 Replies, 576850 Views

Bruna Escreveu:Na época o grande estúdio de SP era a GravaSon, não? Não conheço outros da época.

Era a Gravasom, o estúdio q antecedeu a AIC. Era o grande estúdio de dublagem do país, não sei se já havia dublagem no Rio quando começaram a dublar lá.
taz Escreveu:Dessa época dele tbem vieram de São Paulo pro Rio, Roberto Mendes, Elza Martins e Paulo Pereira. Todos eles, creio eu, começaram a dublar na Gravasom em São Paulo.

Aliás, até os filmes da Herbert Richers (antes de trabalhar com dublagem, quando era produtora de cinema), iam pra São Paulo tbem, na Gravasom, pra serem sonorizados (não sei se é bem esse o termo, mas enfim...).

Ss, o Herbert era um produtor dos grandes. Até filme do Grande Otelo e do Oscarito ele produzia. Ele já era um grande nome no cinema, tanto que ele foi um dos caras chamados pra recepcionar o Walt Disney quando ele veio pro Brasil.
Bruna Escreveu:Na época o grande estúdio de SP era a GravaSon, não? Não conheço outros da época.
Acho que também tinha a Ibrasom e a ZIV
Moon Knight Escreveu:Acho que também tinha a Ibrasom e a ZIV

Muitos dubladores cariocas falam q a dublagem começou antes em São Paulo, algum tempo depois q começou no Rio, aí tinha a ZIV e a CineCastro (onde muita gente começou tbem).

A Ibrasom não sei quando começou. Mas a Gravasom é o primeiro estúdio q temos registro. Registro em entrevistas, filmes antigos nacionais, e tudo mais.

No Rio se dublava esporadicamente, principalmente aquelas dublagens feitas pra Disney, q era mais um negócio radiofônico q dublagem de fato.
Moon Knight Escreveu:Acho que também tinha a Ibrasom e a ZIV

De Sampa acho que a GravaSon veio um pouquinho antes da IbraSom. No Rio era ZIV e Herbert (que dublava nos estúdios da Cinelab). ZIV e Herbert começaram juntas, só que a ZIV fechou logo e a maioria da galera de lá foi pra Herbert. O Luís Manuel disse numa entrevista do Natan Lisboa que a ZIV dublou 20.000 Léguas Submarinas nessa época, e a Herbert dublava Maverick, Zorro, Histórias de Zane Grey. Rio Som e Cinecastro começaram um pouquinhos dps dessas 2 (meses, um ano no máximo).
Moon Knight Escreveu:Acho que também tinha a Ibrasom e a ZIV
A Ibrasom creio que foi no início dos anos 60, e a ZIV era carioca.
True love will find you in the end.
Bruna Escreveu:A Ibrasom creio que foi no início dos anos 60, e a ZIV era carioca.

Isso. A gente n tem mto registro da IbraSom, mas mta gente boa começou lá: Zé Soares, Campanile, João Ângelo, Rolando Boldrin...
Será que a Disney comprou briga da Delart?
Daniel Felipe Escreveu:Será que a Disney comprou briga da Delart?

Mais fácil ser o contrário…
GabrielSa Escreveu:De Sampa acho que a GravaSon veio um pouquinho antes da IbraSom. No Rio era ZIV e Herbert (que dublava nos estúdios da Cinelab). ZIV e Herbert começaram juntas, só que a ZIV fechou logo e a maioria da galera de lá foi pra Herbert. O Luís Manuel disse numa entrevista do Natan Lisboa que a ZIV dublou 20.000 Léguas Submarinas nessa época, e a Herbert dublava Maverick, Zorro, Histórias de Zane Grey. Rio Som e Cinecastro começaram um pouquinhos dps dessas 2 (meses, um ano no máximo).

Tem uma monografia (do Leandro, esqueci o nome dele completo) com entrevista com alguns dubladores da época, e eles falam sobre a ZIV, q teria sido o primeiro estúdio de dublagem do Rio. Acho q o De La Riva da Delart, chegou a trabalhar lá, ou em algum desses primeiros estúdios do Rio.

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Novidades sobre a DC Comics Daniel Felipe 2.227 307.769 3 horas atrás
Última postagem: o_thiagorp
  Curiosidades sobre Dubladores Daniel Felipe 63 31.468 7 horas atrás
Última postagem: Gabriel
  Opiniões Impopulares Sobre Dublagem Bruna' 3.264 519.211 7 horas atrás
Última postagem: Toomy_Shelby044
  Dublagem de Novelas 2025 Thiago. 247 20.928 8 horas atrás
Última postagem: Daniel Felipe
  Novidades sobre a Crunchyroll SuperBomber3000 4.797 1.594.099 10 horas atrás
Última postagem: Duke de Saturno



Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)