GabrielSa Escreveu:Eu realmente não sei se o fluxo mudou e o quanto, eu li isso lá, e é muito difícil ter certeza exata da dublagem de certas obras. Eu curto mto o casa da dublagem, mas notei que tem umas informações meio que “especuladas” lá.Mas infelizmente muito tem que ser especulado quando se trata desses dubladores do passado, embora eu ache importante sempre deixar claro nesses artigos que é de fato uma especulação (por exemplo, qualificando como "aproximadamente" ou "por volta de"), porque no final essas especulações ajudam a gente a montar um "mapa" mais amplo da história da dublagem, então eu acho positivo, óbvio que com o tempo a gente vai tendo novos entendimentos das coisas à medida que novas informações são apresentadas, mas aí a gente se adapta a essas novas informações, até na ciência as coisas são feitas dessa forma.
Por exemplo, antes na página dizia que o José Santana começou em 74, só mudou pra 72 depois da entrevista do Zé com o Natan Lisboa que ele disse que o Milton Rangel o levou pra dublagem, também lembro que na página do Antônio Moreno dizia que ele começou em 67, mas na entrevista do Moreno com o Wendel ele citou q em 69 foi pra São Paulo é um amigo dele locutor (Oliveira, da propaganda do Bozano) o indicou a AIC. E uns dias depois ele mudou pra 69 no casa da dublagem, eu curto muito o site, mas esses 2 casos me chamaram a atenção por isso (e lógico que não tira o mérito dele).
True love will find you in the end.