Sintetizadores de voz por IA pode ser o fim da dublagem no futuro?

258 Replies, 53240 Views

GabrielSa Escreveu:Sim, só o que tem é resumo de filme no YouTube com a voz dele narrando.

Sim, e agora temos um fucking jogo, aparentemente usando a voz dele em um personagem.
Mas nesse jogo o personagem é pra ser uma IA mesmo.
Quando a barreira é muito espessa, a faca não passa.
Me pergunto se rolou com o consentimento do Igor.

Pela bio dele no Insta, ele parece "abraçar" ser a "voz do Tiktok", mas me pergunto mais em relação a questão financeira.
True love will find you in the end.
SuperBomber3000 Escreveu:Assim, acho que a dublagem não vai ser a única profissão afetada com isto. Todo o trabalho de voz em geral poderá ser afetado, afinal, para quê pagar um locutor de carne e osso para uma locução comercial, ou ator que seja de carne e osso para fazer uma voz original de uma animação criada do zero, se eu tenho uma IA que pode simular qualquer voz e interpretar do jeito que eu quiser? É assim que muitos pensarão.

Bem... aqui em Curitiba isso já é realidade pra quem pega ônibus. Tinha durante muitas décadas aqui uma locutora padrão pra saídas de ônibus, e já faz um ou dois anos mais ou menos que ela foi simplesmente substituída por TTS.
Bruna Escreveu:Me pergunto se rolou com o consentimento do Igor.

Pela bio dele no Insta, ele parece "abraçar" ser a "voz do Tiktok", mas me pergunto mais em relação a questão financeira.

Eu também me pergunto. Talvez ele receba royalties por usos no Tiktok propriamente, de forma específica, mas a voz dele circula em tantos canais e mídias, e é usada de tantas formas hoje em dia que, assim, eu tenho certeza que se fossem pagar toda vez que usassem, ele ia ser o dublador mais rico do mundo. E eu duvido que seja o que acontece.

Faustek Escreveu:Mas nesse jogo o personagem é pra ser uma IA mesmo.

Sim, já vi IAs serem usadas em dublagens mesmo há alguns anos, principalmente para personagens robôs e coisas do tipo. Mas aqui estamos falando da voz de um dublador em específico ser usada por geração automática nas falas.
SuperBomber3000 Escreveu:Eu também me pergunto. Talvez ele receba royalties por usos no Tiktok propriamente, de forma específica, mas a voz dele circula em tantos canais e mídias, e é usada de tantas formas hoje em dia que, assim, eu tenho certeza que se fossem pagar toda vez que usassem, ele ia ser o dublador mais rico do mundo. E eu duvido que seja o que acontece.
uma voz q circula bastante dessa forma por aí eh a do Tatá tbm, q ele gravou pro Tiktok como Ghostface, se n me engano

direto tem propaganda de produto no Instagram usando a voz dele, provavelmente sem consentimento tbm
SEE YOU SPACE COWBOY ...
Joserlock Escreveu:uma voz q circula bastante dessa forma por aí eh a do Tatá tbm, q ele gravou pro Tiktok como Ghostface, se n me engano

direto tem propaganda de produto no Instagram usando a voz dele, provavelmente sem consentimento tbm

Pois é, mas o Ghostface ainda tem pelo menos um filtro em cima. Quem conhece a voz do Tatá sabe que é ele, mas o filtro dá uma modificada e acaba que não conseguem emular a voz dele propriamente, em papeis normais por exemplo, dublando atores, etc, só com isso. Já no caso do Igor, como o Jef citou locuções, eu já vi locuções com a voz dele sendo feitas.

Esses dias eu vi o anúncio de um festival de cinema de algum lugar, não lembro exatamente de onde era, acho que era de uma cidade do interior do RJ ou de MG, e tinha um rosto masculino feito em IA falando na chamada, e adivinhem? Com a voz do Igor. Também tinha uma versão com um rosto feminino e uma outra voz, mas não reconheci de quem poderia eventualmente ser.
Enfim, o que agrava é que agora uma empresa resolveu usar "a voz do Tiktok" em um jogo. E duvido que tenham remunerado o Igor por conta disto.
[video=youtube;ar4-rhH5Ckw]https://www.youtube.com/watch?v=ar4-rhH5Ckw[/video]
SuperBomber3000 Escreveu:[video=youtube;ar4-rhH5Ckw]https://www.youtube.com/watch?v=ar4-rhH5Ckw[/video]

O que eu gosto do Wendel é que ele discute esse assunto, além do pé no chão, com uma imparcialidade magistral. Ainda deu uma alfinetada em uma parcela de dubladores que subestimaram a tecnologia e agora estão aí com o cool na mão rs.

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Dúvidas Gerais sobre Dublagem 2 Bruna' 3.935 578.654 36 minutos atrás
Última postagem: johnny-sasaki
  Dublagem de Boruto e retorno de Naruto Shippuden (?) SuperBomber3000 1.729 348.574 52 minutos atrás
Última postagem: Bruna'
  Dublagem de Novelas 2025 Thiago. 248 21.105 3 horas atrás
Última postagem: Josue7
  Novidade sobre Dublagem Paseven 9.056 3.717.004 3 horas atrás
Última postagem: Derek Valmont
  Nota de Falecimento - Artistas brasileiros da voz Paseven 769 111.350 3 horas atrás
Última postagem: DavidDenis

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)