Lista exaustiva de dubladores da AIC

53 Replies, 10848 Views

Assim como o Destron, gostei bastante dessa ideia.

Infelizmente não vou poder te ajudar no momento, mas se eu descobrir algum nome, eu falo aqui.

matheus153854 Escreveu:A Marlene Costa também chegou a dublar algumas coisas na AIC - https://youtu.be/dusf26CESlo?t=141

Já tinha esquecido disso, eu nunca lembro que ela começou em São Paulo.
Valeu Destron e Pedro!

Atualizei o OP com as contribuições do Taz e do Faustek. Acerca do Antônio Leite, creio que a situação dele seja parecida com vários outros dubladores desconhecidos deste período: voz pouco conhecida, trabalhos igualmente pouco conhecidos. Outro da lista, o Adolfo Sánchez, só sei da existência devido a uma participação do Campanile no Papo com o Machado acerca da dublagem de Chaparral, por exemplo.

Inclusive, creio que o Flávio Dias seja o dublador mais "tardio" a integrar a lista, uma vez que estreou na AIC em outubro de 1975, praticamente nos últimos dias do estúdio antes da fundação da BKS.
Tentando catalogar os que ainda são vivos.

- Arquimedes Pires
- Beatriz Facker?
- Carlos Campanile
- Carlos Seidl
- Cecília Lemes
- Celso Vasconcellos
- Deise Celeste?
- Dennis Carvalho
- Dolores Machado
- Elaine Cristina
- Francisco José
- Flávio Dias
- Flávio Galvão
- Gilberto Baroli
- Gilmara Sanchez
- Hélio Vaccari
- Hugo de Aquino?
- Ivete Jayme
- Joferraz
- Jorge Barcellos
- José Miziara
- Laura Cardoso
- Lima Duarte
- Luiz Carlos de Moraes
- Luiz Nunes
- Magda Medeiros (acho)
- Marcelo Duran???
- Myrtes Grissoli???
- Nelson Machado
- Orlando Viggiani
- Osmar Prado
- Oswaldo Calfat???
- Rafael Cortez Neto
- Rogério Márcico
- Sônia Moreira???
- Tony Ramos
True love will find you in the end.
Acabei de achar um outro nome, citado pelo ex-dublador mirim Rafael Cortez Neto em sua entrevista para o site Mofolândia.

"Eu era amigo do José Marques Thomé, [...] ele fazia dublagem na Ibrasom, na Praça Marechal Floriano, e também na AIC. Um dia, fui acompanhá-lo num desses trabalhos em que ele dublava o dono da égua da série 'Minha Amiga Flica' (seriado sobre uma égua que fazia o bem) e também alguns outros filmes."

"Minha Amiga Flica" passou na TV Tupi em 1963.
Bruna Escreveu:Acabei de achar um outro nome, citado pelo ex-dublador mirim Rafael Cortez Neto em sua entrevista para o site Mofolândia.

"Eu era amigo do José Marques Thomé, [...] ele fazia dublagem na Ibrasom, na Praça Marechal Floriano, e também na AIC. Um dia, fui acompanhá-lo num desses trabalhos em que ele dublava o dono da égua da série 'Minha Amiga Flica' (seriado sobre uma égua que fazia o bem) e também alguns outros filmes."

"Minha Amiga Flica" passou na TV Tupi em 1963.

Irei adicioná-lo!
Wilton Franco, fez a narração em Mr. Magoo e o Lloyd Bridges em Aventura Submarina, sobre o qual eu não encontrei mais informações da dublagem mas acredito que tenha sido feito na AIC mesmo.
Quando a barreira é muito espessa, a faca não passa.
Faustek Escreveu:Wilton Franco, fez a narração em Mr. Magoo e o Lloyd Bridges em Aventura Submarina, sobre o qual eu não encontrei mais informações da dublagem mas acredito que tenha sido feito na AIC mesmo.

Adicionado no primeiro post!
Bruna Escreveu:Tentando catalogar os que ainda são vivos.

- Arquimedes Pires
- Beatriz Facker?
- Carlos Campanile
- Carlos Seidl
- Cecília Lemes
- Celso Vasconcellos
- Deise Celeste?
- Dennis Carvalho
- Dolores Machado
- Elaine Cristina
- Francisco José
- Flávio Dias
- Flávio Galvão
- Gilberto Baroli
- Gilmara Sanchez
- Hélio Vaccari
- Hugo de Aquino?
- Ivete Jayme
- Joferraz
- Jorge Barcellos
- José Miziara
- Laura Cardoso
- Lima Duarte
- Luiz Carlos de Moraes
- Luiz Nunes
- Magda Medeiros (acho)
- Marcelo Duran???
- Myrtes Grissoli???
- Nelson Machado
- Orlando Viggiani
- Osmar Prado
- Oswaldo Calfat???
- Rafael Cortez Neto
- Rogério Márcico
- Sônia Moreira???
- Tony Ramos

Fiz uma escavação nos nomes marcados com interrogação, e encontrei o seguinte:

- Beatriz Facker não consegui encontrar mais nada, mas aparentemente está viva. É possível que continue morando em Santos.
- Deise Celeste acabamos de descobrir. Infelizmente falecida, em 2014.
- Hugo de Aquino está vivo (e bem). Possui até Facebook.
- Magda Medeiros está viva sim.
- Marcelo Duran...não sei. Eu não encontrei absolutamente NADA sobre ele, nadica mesmo. Julgo improvável que esteja vivo, mas não impossível, claro. O ruim é que não há saída por ora, não existe nem mesmo uma pista.
- Myrtes Grissoli (ou Mirtes Grisoli). Encontrei uma publicação do Museu da TV rememorando-a, mas só. Na minha opinião, é o caso do Marcelo: improvável, mas possível.
- Oswaldo Calfat faleceu em 2005, de causas naturais.
- Sônia Moreira já é falecida, segundo o taz em um post antigo.
Maldoxx Escreveu:Fiz uma escavação nos nomes marcados com interrogação, e encontrei o seguinte:

- Beatriz Facker não consegui encontrar mais nada, mas aparentemente está viva. É possível que continue morando em Santos.
- Deise Celeste acabamos de descobrir. Infelizmente falecida, em 2014.
- Hugo de Aquino está vivo (e bem). Possui até Facebook.
- Magda Medeiros está viva sim.
- Marcelo Duran...não sei. Eu não encontrei absolutamente NADA sobre ele, nadica mesmo. Julgo improvável que esteja vivo, mas não impossível, claro. O ruim é que não há saída por ora, não existe nem mesmo uma pista.
- Myrtes Grissoli (ou Mirtes Grisoli). Encontrei uma publicação do Museu da TV rememorando-a, mas só. Na minha opinião, é o caso do Marcelo: improvável, mas possível.
- Oswaldo Calfat faleceu em 2005, de causas naturais.
- Sônia Moreira já é falecida, segundo o taz em um post antigo.
Muito obrigada!

É esperar que o Dennis Carvalho continue nessa lista, aparentemente o quadro dele ainda é delicado, porém estável.
Maldoxx Escreveu:Fiz uma escavação nos nomes marcados com interrogação, e encontrei o seguinte:

- Magda Medeiros está viva sim..

Não faz muito tempo que a Magda fez um post n'A História da Dublagem (grupo do Facebook) falando do seu desejo de voltar ao ramo. Ela tá morando no Rio, e até tinha deixado contatos na Wan Marc e Drei Marc (Agora que eu notei o final dos nomes dos estúdios hahaha). Mas acho que não entraram em contato até hoje...

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Notícias de Dubladores estrangeiros rodineisilveira 304 63.361 6 horas atrás
Última postagem: Duke de Saturno
  Dubladores que estiveram face a face com seus "bonecos" ou que foram elogiados por tais "bonecos" RHCSSCHR 176 126.312 11 horas atrás
Última postagem: Moossan
  Escalações bizarras para dubladores fazerem pais e filhas Daniel Felipe 81 29.849 Ontem, 12:21
Última postagem: Derek Valmont
  Curiosidades sobre Dubladores Daniel Felipe 63 31.534 28-08-2025, 22:28
Última postagem: Gabriel
  Dubladores com vozes Parecidas - Versão 2.016 Reinaldo 2.262 611.825 28-08-2025, 21:08
Última postagem: Bruna'

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)