Franquia Ultraman - Discussão

81 Replies, 23089 Views

acho que o problema de Ultraman é que não tem uma distribuidora no Brasil pra cuidar das coisas da franquia aqui de forma direta. Vejam a Sato que agora tá investindo pra valer com Kamen Rider,dublando várias séries e lançando elas pra streaming. Como a Sato é um tanto limitada,ela provavelmente teve que escolher entre Ultraman e Kamen Rider e deve ter preferido Kamen Rider por ter bem mais material pra se trabalhar em termos de quantidade de séries e episódios.
A Tsuburaya pelo menos faz a parte dela e anda investindo bem em Ultraman como marca internacional,ainda mais depois que venceu aquela batalha judicial contra a Chaiyo,que era o que mais atrapalhava de trabalhar com a franquia fora do Japão.
(11-06-2026, 18:31 )Dalygord Escreveu:
(11-06-2026, 18:25 )SuperBomber3000 Escreveu:
(11-06-2026, 18:14 )Dalygord Escreveu: Eu tava vendo o tópico de Kamen Rider e acho curioso que Ultraman tem muita dublagem. Mesmo (no Brasil) sendo o menos popular se comparado a Super Sentai e Kamen Rider, ele é o que mais durou. Do primeiro Ultraman eles só pararam no Regresso, depois veio o Tiga, canceleram a dublagem do Dyna, mas então dublaram os filmes dos anos 2000 a 2010 e Ultraseven Cx dublado em 2016.
Me pergunto se (fora a versão da Netflix) eles vão tentar investir na dublagem de outras séries, seja o Omega ou a proxima que vai lançar.
Tem também a história da Loading querendo dublar 10 séries da franquia. O Brasil investe bastante em Ultraman, mas a baixa popularidade ofusca isso

Eu não sei se Ultraman é tão menos popular assim no Brasil não. Inclusive, acho que graças à longevidade de investimentos, talvez seja até mais popular que Kamen Rider no país. Super Sentai indiretamente eu penso que se sobressaia em partes, por causa de Power Rangers, mas, não vejo Ultraman como tão menos popular não.
O chato é medir a popularidade, eu uso como parametro (que não serve de nada) o fator de como a franquia é pouco ocmentada. Recentemente tem aumentado a discussão sobre tokusatsu no Brasil, majoritariamente Kamen Rider, enquanto as discussões de Ultramano não seguem tão grande. Mas também tem haver com nicho de internet. 
Eu provavelmente penso que seja menos "popularmente expressivo" por que não tem uma série (de origem japonesa) sendo dublada atualmente para usar de comparação

É que, assim, Ultraman teve de forma relativamente recente um anime, e ainda mais recentemente, um longa animado ocidental, e o próprio Shin Ultraman que chegou ao país. Isso sem contar os lançamentos dos filmes das séries, que foram dublados na UP Voice e que também foi relativamente recente (e estão em alguns streamings). Eu suponho, por indução lógica, que justamente por isso, mais pessoas tenham tido contato com Ultraman nos últimos anos do que com Kamen Rider, ou mesmo se considerarmos anos anteriores, um contato mais contínuo eu diria, justamente porque Ultraman tem investimentos mais consistentes no país.

Os lançamentos dos últimos Riders dublados claramente geraram algum burburinho, discussões em redes sociais, etc, mas eu não tomaria isso como parâmetro único de popularidade. O público normal que eventualmente assiste não necessariamente vai discutir sobre isso na internet. Uma produção pode ser muito falada e discutida em um nicho, e não ser conhecida fora dele. Nem digo que seja o caso de Kamen Rider necessariamente, até porque as séries mais antigas fizeram muito sucesso nos anos 90 e ainda teve o Cavaleiro Dragão na Globo que, pelo menos o nome levou, mas acho que é bom lembrar que isso é possível antes de julgar se uma obra é famosa ou não.

(11-06-2026, 18:42 )johnny-sasaki Escreveu: acho que o problema de Ultraman é que não tem uma distribuidora no Brasil pra cuidar das coisas da franquia aqui de forma direta. Vejam a Sato que agora tá investindo pra valer com Kamen Rider,dublando várias séries e lançando elas pra streaming. Como a Sato é um tanto limitada,ela provavelmente teve que escolher entre Ultraman e Kamen Rider e deve ter preferido Kamen Rider por ter bem mais material pra se trabalhar em termos de quantidade de séries e episódios.
A Tsuburaya pelo menos faz a parte dela e anda investindo bem em Ultraman como marca internacional,ainda mais depois que venceu aquela batalha judicial contra a Chaiyo,que era o que mais atrapalhava de trabalhar com a franquia fora do Japão.

Sim, mas mesmo com essa falta de uma distribuidora específica, algumas acabaram, cada uma do seu jeito, trabalhando partes da marca no país. Elite Filmes com os filmes mais recentes de algumas séries mais recentes, a Focus Filmes, a própria Netflix com o anime de 2019, entre outras. Kamen Rider só voltou a ter uma representação oficial depois de 2009/2010 no país (contando Cavaleiro Dragão como parte da franquia) com a Sato Company em 2021/2022 e a Crunchyroll com Fuuto PI.
(Este post foi modificado pela última vez em: 11-06-2026, 18:45 por SuperBomber3000.)

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)