![]() |
|
O Clube das Winx - Discussão sobre as canções - Versão para impressão +- Comunidade DublaNET - O espaço mais tradicional pra quem ama dublagem! (https://www.dublanet.com.br/comunidade) +-- Fórum: Dublagem +--- Fórum: Falando de Dublagem (https://www.dublanet.com.br/comunidade/forumdisplay.php?fid=10) +--- Tópico: O Clube das Winx - Discussão sobre as canções (/showthread.php?tid=49971) Páginas:
1
2
|
O Clube das Winx - Discussão sobre as canções - Thony - 24-01-2026 Olá! Esse tópico foi criado para discutirmos sobre a dublagem das canções de Winx no geral, como:
RE: O Clube das Winx - Discussão sobre as canções - Josue7 - 24-01-2026 Nunca vi o desenho completo, mas lembro que a Jullie dublava a Bloom nas músicas sendo que já fazia a voz da Roxy. Acho que a Audio News pecou nessa parte. RE: O Clube das Winx - Discussão sobre as canções - Thony - 24-01-2026 (24-01-2026, 17:07 )Josue7 Escreveu: Nunca vi o desenho completo, mas lembro que a Jullie dublava a Bloom nas músicas sendo que já fazia a voz da Roxy. Acho que a Audio News pecou nessa parte.A Aline Ghezzi cantava as partes da Bloom na 4° temporada, mas na temporada seguinte a Jullie assumiu todas as canções. Gosto muito dela cantando, e acho irônico ela dublando o Believix, mas realmente poderiam ter pensado mais nisso. RE: O Clube das Winx - Discussão sobre as canções - Duke de Saturno - 24-01-2026 Eu particularmente gosto muito das canções feitas pela Jullie e gostei mt quando ela cantou na abertura do reboot RE: O Clube das Winx - Discussão sobre as canções - Moon Knight - 24-01-2026 Bom, particularmente, eu acho que as músicas das três primeiras temporadas eram excelentes, muito bem cuidadas, com direção, adaptação e interpretação muito consistentes da Marianna Leporace (inclusive, saudades dos trabalhos dela). Tudo funciona muito bem ali. A partir da quarta temporada em diante, a qualidade começa a variar bastante. Comparando com o que vinha sendo feito antes, os principais problemas passam a ser interpretação, mixagem, adaptação e tradução das letras, métrica e talvez, até direção musical. Os coros parecem feitos sem muito cuidado e a maioria das adaptações ficou meio fora de sincronia, às vezes até com mudanças de métrica e melodia, comprometendo as músicas mesmo quando a base é boa. A Jullie, pra mim, foi uma boa escolha como cantora principal. No original, a franquia trabalha com duas ou três vozes recorrentes, mas não vejo problema em centralizar as músicas em uma única cantora. O problema é quando essa mesma voz acaba assumindo vários personagens ao mesmo tempo nas canções, como a Roxy, Musa e Bloom. Isso soa estranho, quebra um pouco a imersão e, sinceramente, a questão da adaptação nunca melhorou de verdade ao longo das temporadas. A oitava temporada parecia uma boa oportunidade de melhora com a mudança para a AudioCorp, mas houve interferência da Discovery Kids. Entrou uma nova cantora (dizem que de São Paulo) substituindo a Jullie, que já vinha gravando as músicas junto com a Evie Saide. Esse início estava bem interessante. O Butterflix da oitava temporada, por exemplo, é muito superior à primeira versão. A letra já era boa e, com mixagem e coros melhores, além de provavelmente uma direção mais inspirada, o resultado ficou ótimo. O problema foi a troca no meio do processo e as novas adaptações feitas depois, que acabaram sendo bastante criticadas pelos fãs (Sirenix que o diga). No geral, não acho que o reboot tenha melhorado tanto assim. Foram só três músicas dubladas e não houve um grande resgate de qualidade. Nem a letra clássica da abertura foi reaproveitada, possivelmente por questões de direitos. E algo que eu noto em trabalhos do Marcus Eni, desde Guerreiras do K-Pop, é uma certa falta de cuidado à métrica, prosódia, sílaba tônica, notas fortes e rimas, detalhes que pessoas ligadas ao campo da tradução costumam perceber melhor. Ele é um bom compositor, teve boas intenções e buscou referências no original e na animação, mas a qualidade se perdeu bastante no processo. Versões feitas por fãs acabaram ficando superiores. Somando isso a coros mal trabalhados (na música de transformação, a Jullie canta sozinha, fica uns buracos no meio da música) e adaptações problemáticas, o resultado final pesa. No fim das contas, Winx tem músicas muito boas em português e eu gosto da Jullie, mas, da quarta temporada em diante, nem as melhores faixas chegam ao nível do original por conta desse conjunto de fatores. RE: O Clube das Winx - Discussão sobre as canções - Thony - 25-01-2026 (24-01-2026, 20:32 )Moon Knight Escreveu: Bom, particularmente, eu acho que as músicas das três primeiras temporadas eram excelentes, muito bem cuidadas, com direção, adaptação e interpretação muito consistentes da Marianna Leporace (inclusive saudades dos trabalhos dela). Tudo funciona muito bem ali. Concordo com que você disse! Sinto saudades da Marianna, mas independente da cantora, penso que nossas versões da 4° temporada em diante iriam ser inferiores de qualquer maneira. Ouso dizer que a Jullie foi a melhor escolha para as canções. A voz dela combina mais com a sonoridade pop que a série adotou na época. Além disso, me lembra vagamente a voz da Elisa Rosselli, uma das cantoras do original. Infelizmente desperdiçaram isso... Não tenho certeza, mas todos os trabalhos envolvendo dublagem musical da AudioNews me parecem um pouco amadoras, então presumo não ser um estúdio especializado em músicas. O que já explica a falta de tratamento vocal, áudios não sincronizados, etc. De fato a Audio Corp elevou as músicas, melhores adaptações , melhor mixagem de áudio e um aspecto mais profissional, mas acho a escalação meio confusa, não acho as intérpretes novas tão profissionais, e infelizmente isso decai alguns pontos. Nós nem se quer sabemos quem elas são. Se tivessem mantido a Jullie possivelmente o resultado seria melhor, pelo que sei, ela estava em um musical na época e não conseguiu ir mais ao estúdio. Não acho que as cantoras sejam de São Paulo e nem que existe uma versão da Jullie e Evie Saide, não faria sentido ter 2 versões para a mesma música, isso gasta tempo e dinheiro para ser descartado desse jeito. A dublagem do Reboot realmente regrediu, há a especulação das músicas terem sido dubladas na íntegra, se for verdade espero serem melhores do que as versões da série, vamos esperar o resultado final. RE: O Clube das Winx - Discussão sobre as canções - Kevinkakaka - 25-01-2026 (25-01-2026, 11:28 )Thony Escreveu: Não acho que as cantoras sejam de São Paulo e nem que existe uma versão da Jullie e Evie Saide, não faria sentido ter 2 versões para a mesma música, isso gasta tempo e dinheiro para ser descartado desse jeito. Amigo, não é questão de achar. Eu não me lembro bem, mas na época, alguma das duas cantoras comentou no Facebook que o trabalho não foi ao ar na íntegra. O trabalho da Audiocorp foi muito além do Butterflix. Estavam a Jullie e mais uma cantora sendo dirigidas pelo Marcelo, que também fez a parte musical de 12 Anos pra Sempre, da Netflix. Por algum motivo, a única música usada foi a nova versão do Butterflix. A outra cantora nem chegou a ter seu trabalho exibido. De resto, realmente não sei o que aconteceu, mas acredito que tenham contratado a Vox Mundi pra prosseguir com a parte musical. Essa outra cantora, ao que consta, não foi ouvida em nenhuma produção dublada no Rio, além do sotaque paulistano dela. RE: O Clube das Winx - Discussão sobre as canções - Thony - 25-01-2026 (25-01-2026, 12:58 )Kevinkakaka Escreveu:(25-01-2026, 11:28 )Thony Escreveu: Não acho que as cantoras sejam de São Paulo e nem que existe uma versão da Jullie e Evie Saide, não faria sentido ter 2 versões para a mesma música, isso gasta tempo e dinheiro para ser descartado desse jeito. Não sabia dessa informação, obrigado. Já tentei contato com a Jullie e a própria Audio Corp para descobrir quem seria ela(s), Jullie chegou a me responder na época, mas não conseguiu me confirmar, a AudioCorp nunca retornou, só resta esperar alguém com maior contato na dublagem poder confirmar. Suspeito que são 2 cantoras desconhecidas, uma na abertura e encerramento e uma segunda nas demais músicas. RE: O Clube das Winx - Discussão sobre as canções - Moon Knight - 25-01-2026 (25-01-2026, 12:58 )Kevinkakaka Escreveu:(25-01-2026, 11:28 )Thony Escreveu: Não acho que as cantoras sejam de São Paulo e nem que existe uma versão da Jullie e Evie Saide, não faria sentido ter 2 versões para a mesma música, isso gasta tempo e dinheiro para ser descartado desse jeito. Exato, acho que foi a Evie que comentou. Tanto que no encerramento, por exemplo, ainda tem os coros dela e da Jullie. RE: O Clube das Winx - Discussão sobre as canções - Thony - 28-01-2026 Mandei mensagem para a Evie e para a Jullie sobre a questão das versões das músicas na oitava temporada, a Evie me respondeu: "Oi Auro! O Clube das Winx foi gravado na época na Áudio News, o que eu e Jullie chegamos a gravar juntas na Áudio Corp foram canções de outros desenhos, como Princesas do Mar, por exemplo, não me recordo os outros, porque tem muitos anos isso. Nem sabia que tinham canções no Clube das Winx rsrs" Claro que ela pode ter esquecido , afinal já são 6 anos desde a dublagem da temporada, ou se confundiu na dublagem da Selina, mas achei meio estranho ela nem saber que a série tinha músicas. Penso que a Jullie deve saber algo, se caso ela responder também colocarei aqui |