Comunidade DublaNET - O espaço mais tradicional pra quem ama dublagem!
Nota de Falecimento - Dubladores nacionais - Versão para impressão

+- Comunidade DublaNET - O espaço mais tradicional pra quem ama dublagem! (https://www.dublanet.com.br/comunidade)
+-- Fórum: Dublagem (https://www.dublanet.com.br/comunidade/forumdisplay.php?fid=3)
+--- Fórum: Falando de Dublagem (https://www.dublanet.com.br/comunidade/forumdisplay.php?fid=10)
+--- Tópico: Nota de Falecimento - Dubladores nacionais (/showthread.php?tid=12010)

Nota de Falecimento - Dubladores nacionais - taz - 12-01-2017

rodineisilveira Escreveu:Ele também dublou o Charlie Chan na série animada honômina, produzida pela Hanna-Barbera em 72.
No áudio em inglês, o famoso detetive chinês era dublado por outro talento que não está mais entre nós: Keye Luke (o mestre Po da série Kung Fu).

Assisti muito esse desenho na minha infância, passava a tarde na chamada Tv Bandeirantes na época, muito marcante ainda pra mim a abertura. Eu adorava.

Outro papel marcante do Telmo em desenho foi o Prof. Ludovico von Pato, creio que tenha sido o personagem que ele dublou por mais tempo, com o característico sotaque alemão (que ele tinha propriedade, afinal era origem germânica), além do Pateta, que ele fez até os anos 80, se eu não me engano.

Nota de Falecimento - Dubladores nacionais - Reinaldo - 12-01-2017

taz Escreveu:Assisti muito esse desenho na minha infância, passava a tarde na chamada Tv Bandeirantes na época, muito marcante ainda pra mim a abertura. Eu adorava.

lembro do Charlie Chan passando na Gazeta naquele programa do Hugo, passava tbem desenho do Droop e os Swat Kats 98 por ai.

Nota de Falecimento - Dubladores nacionais - rodineisilveira - 13-01-2017

taz Escreveu:Assisti muito esse desenho na minha infância, passava a tarde na chamada Tv Bandeirantes na época, muito marcante ainda pra mim a abertura. Eu adorava.

Outro papel marcante do Telmo em desenho foi o Prof. Ludovico von Pato, creio que tenha sido o personagem que ele dublou por mais tempo, com o característico sotaque alemão (que ele tinha propriedade, afinal era origem germânica), além do Pateta, que ele fez até os anos 80, se eu não me engano.

Telmo de Avelar também era um bam-bam-bam em dublar personagens da Disney.
Além do Prof. Ludovico von Pato e do Pateta, outro personagem Disney que ele dublou por um bom tempo, foi o Grilo Falante.
Vocês se lembram dos curtas animados educativos do Grilo Falante (produzidos na década de 50) que foram apresentados na versão 77 do Clube do Mickey (cuja dublagem original foi feita aqui em São Paulo pela BKS), exibida aqui no Brasil pela Tupi e pelo SBT?
Pois bem. Telmo de Avelar não só dublou no Rio, como também dublou aqui em São Paulo.
Aliás, o Prof. Ludovico von Pato (dublado aqui no Brasil por ele) levou a voz em inglês de outro talento que não está mais entre nós: Paul Frees.
E, ainda no terreno da animação, Telmo de Avelar também dublou outro personagem clássico da animação: Mr. Magoo, na série animada As Maiores Estórias de Todos os Tempos (UPA, 1964), cuja dublagem original foi gravada no Rio pela finada Riosom e exibida aqui no Brasil pela saudosa Rede Tupi.

Nota de Falecimento - Dubladores nacionais - taz - 13-01-2017

rodineisilveira Escreveu:Telmo de Avelar também era um bam-bam-bam em dublar personagens da Disney.
Além do Prof. Ludovico von Pato e do Pateta, outro personagem Disney que ele dublou por um bom tempo, foi o Grilo Falante.
Vocês se lembram dos curtas animados educativos do Grilo Falante (produzidos na década de 50) que foram apresentados na versão 77 do Clube do Mickey (cuja dublagem original foi feita aqui em São Paulo pela BKS), exibida aqui no Brasil pela Tupi e pelo SBT?
Pois bem. Telmo de Avelar não só dublou no Rio, como também dublou aqui em São Paulo.
Aliás, o Prof. Ludovico von Pato (dublado aqui no Brasil por ele) foi dublado em inglês por outro talento que não está mais entre nós: Paul Frees.
E, ainda no terreno da animação, Telmo de Avelar também dublou outro personagem clássico da animação: Mr. Magoo, na série animada As Maiores Estórias de Todos os Tempos (UPA, 1964), cuja dublagem original foi gravada no Rio pela finada Riosom e exibida aqui no Brasil pela saudosa Rede Tupi.

Memória privilegiada esta sua Rodinei.

Pois é, na Disney o Telmo de Avelar fez vários papéis pequenos. Acho que um trabalho muito sensível que ele fez, foi naquele curta O Pequenino (1978) da Disney, onde ele interpreta, se não me engano, um senhor muito gentil que compra o burrinho. E também na série animada As Novas Aventuras do Ursinho Puff, onde ele interpreta também o sensível e educado dono da loja onde vai parar o Abel/Coelho. Trabalhos pequenos, porém muito sensíveis, memoráveis, sem dúvida.

Nota de Falecimento - Dubladores nacionais - rodineisilveira - 16-01-2017

Tommy Wimmer Escreveu:O Andre Filho também faleceu jovem, quando tinha 50(?) anos.

O Cleonir dos Santos também faleceu jovem, aos 50 anos.

Nota de Falecimento - Dubladores nacionais - rodineisilveira - 16-01-2017

Felipe81 Escreveu:NÃO SE ASSUSTEM, NÃO FALECEU NINGUÉM!!!

Essa é uma lista de dubladores que infelizmente faleceram:

1970:
Milton Rangel

1972:
Samuel Lobo

1974:
Ary de Toledo

1977:
Ruth Schelske

1984:
Waldir Guedes (Morreu Afastado)

1986:
Paulo Gonçalves

1987:
Paulo Pereira (Morreu Afastado)

1988:
Marcos Miranda
Rita Cleós (Morreu Afastada)

1989:
Batista Linardi (Morreu Afastado)
Líbero Miguel
Magalhães Graça

1990:
André Luiz Chapéu
Armando Cazella (Morreu Afastado)
Gualter de França (Morreu Afastado)
Milton Luís (Morreu Afastado)
Neyda Rodrigues
Nícia Soares (Morreu Afastada)
Walmir Barros (Morreu Afastado)

1991:
Olney Cazarré (Morreu Afastado)
Ribeiro Santos (Morreu Afastado)

1992:
Gastão Malta (Morreu Afastado)
Older Cazarré (Morreu Afastado)
Potiguara Lopes (Morreu Afastado)

1993:
Carlos Laranjeira (Morreu Afastado)
João Francisco Turelli (Morreu Afastado)
Marcos Lander (Morreu Afastado)

1994:
Noeli Mendes
Paulo Pinheiro

1995:
Marcelo Gastaldi
Marthus Mathias (Morreu Afastado)

1996:
Amaury Costa
Dario Lourenço
Garcia Neto
Líria Marçal (Morreu Afastada)

1997:
Alexandre Lippiani
André Filho
Cleonir dos Santos
Sandra Campos (Morreu Afastada)

1998:
Diana Morel (Morreu Afastada)
Nelson Batista

1999:
Darcy Pedrosa
Ézio Ramos
Gervásio Marques (Morreu Afastado)
Hélio Porto (Morreu Afastado)
Joaquim Luís Motta (Morreu Afastado)
Orlando Prado (Morreu Afastado)
Ronaldo Magalhães

2000:
Carlos Leão (Morreu Afastado)
César Leitão
Jorge Pires
Paulo Wolf

2001:
Aldo César
João 'Jaci' Batista

2002:
Alberto Perez (Morreu Afastado)
Ênio Santos
Gilberto Rocha
Maurício Barroso (Morreu Afastado)
Neide Pavani (Morreu Afastada)
Nelly Amaral
Ricardo Medrado (Morreu Afastado)

2003:
Arthur Costa Filho (Morreu Afastado)
Paulo Flores
Sônia Ferreira (Morreu Afastada)

2004:
Renato Master

2005:
Francisco Milani (Morreu Afastado)
Mário Vilela

2006:
Allan Lima
Daoiz Cabezudo
João Paulo Ramalho (Morreu Afastado)
Newton da Matta
Rodney Gomes

2007:
Borges de Barros
Eleu Salvador
Helena Samara
Neuza Tavares (Morreu Afastada)
Nilton Valério (Morreu Afastado)

2008:
Carlos Alberto Vaccari (Morreu Afastado)
Francisco Borges (Morreu Afastado)
Vera Miranda (Morreu Afastada)

2009:
Carlos Alberto Amaral (Morreu Afastado)
Ida Gomes (Morreu Afastada)
José Soares (Morreu Afastado)
Muibo César Cury (Morreu Afastado)

2010:
Sônia de Moraes (Morreu Afastada)

2011:
Jane Kelly
Newton Martins (Morreu Afastado)
Waldir de Oliveira (Morreu Afastado)

2012:
Ronaldo Baptista (Morreu Afastado)

2013:
Geraldo Barreto (Morreu Afastado)
Ionei Silva (Morreu Afastado)
Leda Figueiró (Morreu Afastada)
Válter Santos (Morreu Afastado)
Waldir Fiori

2014:
Antônio Patiño (Morreu Afastado)
Jomeri Pozzoli
Jorgeh Ramos (Morreu Afastado)
Júlio César
Maralise Tartarine
Silton Cardoso (Morreu Afastado)

Me Avisem se Faltar Alguém da Lista!!

Aqui estão mais talentos que nos deixaram, para serem incluídos nesta listagem cronológica:

- 1969: Gastão Renné (Ploc; Batatinha; Coil, o Homem-Mola)
- 1970: Alceu Silveira (a 2ª voz do Fred Flintstone no Brasil)
- 1979: David Neto (a 1ª voz do Pepe Legal no Brasil)
- 1991: Magno Marino (a eterna voz do Chuvisco no Brasil) (?)
- 2002: Neville George (3ª voz do Barney Rubble em Os Flintstones; narrador em Corrida Maluca; foi também dublador oficial do Robert Conrad no Brasil)
- 2010: Wilson Ribeiro (Faro Fino; o Grande Gazoo)

Mais tarde, incluirei mais nomes de dubladores falecidos nesta listagem.

Nota de Falecimento - Dubladores nacionais - Kevinkakaka - 14-04-2017

Dubladores paulistas estão noticiando em seus perfis no Facebook o falecimento do Emerson Camargo.

Nota de Falecimento - Dubladores nacionais - taz - 14-04-2017

Caso seja verdade, só temos a lamentar a perda desse grande profissional. Um dos pioneiros da dublagem no Brasil.

Nota de Falecimento - Dubladores nacionais - Felipe81 - 14-04-2017

......................

Nota de Falecimento - Dubladores nacionais - Juniorbf41 - 14-04-2017

é muito triste ler isso tantos dubladores que infelizmente faleceram alguns morreram jovens como caio césar que morreu como um policial cumprindo o dever infelizmente ele fara falta nas dublagens atuais.